segunda-feira, outubro 16, 2006

As cruzadas por terras italianas

Em Itália vai já para três semanas, cheio de saudades de tudo o que é Tuga! Não, ainda não cheguei ao limite! Ainda não tenho saudades das canções pimba nem nada disso! Mas sinto falta dos meus pais, da minha irmã, do resto da minha família e amigos… Sinto falta de ouvir alguém falar português, de ouvir alguém a criticar uma qualquer medida do Governo (quer essa mesma medida fosse boa ou má), do pão e da cozinha portuguesa… Os legumes são diferentes, o arroz e os enchidos também… Enfim, "em Roma sê romano" e não temos outra alternativa! Pelo menos a massa e os molhos para ela são bons!
Cada vez mais acho que os condutores portugueses servem de exemplo de boa condução! Por cá é muitíssimo fácil encontrar alguém a conduzir sem cinto de segurança (que também é obrigatório) e a 100 km/h quando o limite é 50 km/h. Já vi pessoas a conduzir e a ler uma revista ao mesmo tempo; já vi a pararem no meio de uma rotunda para atender uma chamada de telemóvel; já vi, e muitas vezes, a conduzirem em sentido contrário e a ultrapassar em dupla linha contínua… Portanto, Portugal é mais seguro para andar na estrada! E nas passadeiras… Existem pessoas contratadas para, pelo menos de manhã, servirem de sinaleiros para os miúdos puderem atravessar a passadeira em frente à escola ou nas paragens dos autocarros perto da escola.
Por cá, a cidade é esquisita! Perugia está edificada em colinas e o que mais há são subidas (e consequentemente descidas) e ruas estreitas demais. Nalguns casos os condutores têm de fazer manobras para entrar numa dessas ruas. A cidade é velha e mal cuidada. A zona centro e centro histórico faz lembrar a zona ribeirinha do Porto, cheia de casas como que coladas umas nas outras. Só que aqui as casas são velhas por fora e por dentro. Poucas são as que estão a ser restauradas. Algo engraçado é que existem alguns elevadores e passadeiras rolantes para ligar lugares importantes e com muito tráfego de transeuntes.
No apartamento onde eu e a Joana estamos não temos televisão, pelo que não sei o que está a acontecer por terras Lusas. No entanto ainda não me sinto mal com esta minha ignorância!
Sobre os hospitais falo noutra ocasião que a escrita já vai longa!
Nota informativa: de 14 a 22 de Outubro ocorre em Perugia o Eurochocolate (www.eurochocolate.com), que é um festival e feira de chocolate que atrai turistas de toda a Itália e fora dela. Se ouvires ou vires qualquer notícia sobre este evento, ele está a decorrer (no centro histórico) perto da rua onde moramos (Corso Garibaldi).

Sem comentários: