quarta-feira, outubro 24, 2007

Encontros do Centro de Emprego

Na passada sexta-feira recebi, à hora de almoço, uma carta do Centro de Emprego a informar que nesse dia às 14:30 deveria de me apresentar no dito, pois havia uma oferta de emprego para a minha área profissional.

Apesar de só ter meia hora para lá estar, lá fui e cheguei mesmo às 14:29! ;) Por lá encontrei um colega de um curso que fiz à uns anos... Também estava desempregado desde Dezembro (que por si já é uma boa altura para ficar desempregado), entretanto divorciou-se e tem pouco contacto com a filha... Digamos que o Carlos (nome fictício) estava completamente irreconhecível! Para mim sempre foi uma pessoa bem disposta, com conhecimentos e experiência de vida suficientes para dar a sua palavra... Mas encontrei um Carlos cabisbaixo, triste, quase a chorar... porque já tá alguma idade, e apenas queria estar ocupado! Estava no Centro de Emprego porque tinha surgido a oportunidade de ocupar os tempos livres (leia-se o dia todo)! A sua esperança resumia-se a isso: ter uma ocupação!... A vez dele chegou, eu ainda tive de esperar...

Passados 15 minutos o "velho" Carlos renascera! O Centro de Emprego encontrou uma ocupação para os tempos livres (não remunerada) na escola primária próxima da casa dele! Estava radiante, tinha novamente um objectivo de vida! Foi como se tivesse renascido! Devo confessar que fiquei contente, mas ao mesmo tempo assustado! Por momentos fiquei com receio de um dia poder vir a ser eu... Por momentos fiquei sem saber o que pensar, o que dizer, o que fazer... Só consegui dar-lhe os parabéns e desejar-lhe boa sorte...

Mais 15 minutos de espera e fui atendido por uma funcionária... Apressou-se a pedir desculpas pelo incómodo, pois a oferta de emprego tinha sido retirada no dia anterior... Era para apoio domiciliário em part-time, mas a senhora tinha falecido no dia anterior...

1 comentário:

Tulaunia disse...

Centro de Emprego... o antro do medo e do desespero.... Antes de lá entrar convém fazer uns exercícios de respiração e relaxamento.