sábado, julho 17, 2010

A Casa Quieta - Rodigo Guedes de Carvalho

Este é o primeiro livro que leio do Rodrigo Guedes de Carvalho. As expectativas eram, não vou negar, altas. Expectativas que não foram alcançadas com este livro... Tenho um outro, Mulher em Branco, para ler numa destas semanas...

"A Casa Quieta" retrata-se o amor, a traição, a perda, os sonhos, as pressões familiares para a natalidade, os rituais estabelecidos por nós, o distanciamento de entes queridos face ao donte mental... Isto tudo começando do fim, indo para o início e voltando para o fim, ou seja, partimos de 2005, depois somos levados para 1985 para depois retornar a 2005. A linguagem mais sofredora, mais liberta do pensamento das várias personagens no ano de 2005, torna a leitura difícil, por vezes confusa, onde se misturam o monólogo interno com o diálogo inventado ou desejado, numa fronteira por vezes ténue. Mesmo assim as várias histórias da história merecem uma leitura, embora não a ideal para depois de um longo dia de trabalho!

Alguns excertos:

"[...:] deixe-me falar-lhe de certas vezes em que tentei esconder nojo verdadeiro, em que senti que tinha tomado um caminho impenetrável, irresolúvel já, pelo número de anos que deixei andar [...:] perceber que me estava destinado defender quem não tem perdão possível, burlões assassinos assaltantes, ouvir a sua incongruente versão, escutar depoimentos a congeminar pontos de fuga, não a ouvir e indignar-me, não a ficar corado, insultá-los, passar à agressão
Sai-me já da frente
Quem te prende sou eu
mas a limitar-me a anuir, tirando apontamentos, revendo mentalmente artigos do código que me poderiam ser úteis, para assim serem úteis ao ladrão, ao violador
" pág. 108

"A coragem costuma esgotar-se-nos no essencial, e gerimos todo o silêncio que se segue na aturada engenharia de uma nova mentira, ou uma sucessão delas. Os militares chamam-lhe contenção de danos." pág. 119

"Os balanços são fáceis. Porque não adiantam nada. Chegamos a conclusões apenas para nos magoarmos. Ou para ter saudades. Quando na verdade não adianta. Gostamos de reflectir, de conjecturar. Achamos que isso faz de nós pessoas sensíveis, sensatas. Temos a mania das palavras. É o que distingue de facto dos animais. Somos bicho que adora conversar e que pensa que vai chegar a algum lado." pág. 165

"Apesar de não falar e parecer não ouvir. O meu marido havia de gostar que os filhos o visitassem. Está num sítio que dizem que é melhor para ele. Eu não compreendo que haja sítios melhores que a nossa casa. Mas também sei que nunca fui uma casa. Nunca fui a casa dele." pág. 175

quinta-feira, julho 08, 2010

Taste is

www.yourtaste.is

Taste is

sábado, junho 26, 2010

Michael Jackson: um ano depois

Já se passou um ano da morte de um dos ícones do mundo da música e entretenimento! Michael Jackson faleceu a 25 de Junho de 2009, deixando uma carreira cheia se sucessos!

Apesar de todas as controvérsias e dúvidas que pairam sobre a sua morte, Michael continua a mobilizar os fãs e apoiantes, que se desdobraram em várias cerimónias de homenagem.

http://memories.michaeljackson.com/


Foto:Tobias Schwarz / Reuters, in: http://img.timeinc.net/time/today_in_pictures/1006/tip_ny_0625_01.jpg

segunda-feira, junho 21, 2010

Marley e Eu de John Grogan


Ler "Marley e Eu" foi, em parte, regressar a um passado não muito distante. Não, o meu cão não era mal comportado, nem tão pouco tinha o mesmo porte de Maley... Bem, comparado com ele era uma autêntica miniatura de cão, daquelas que saem nos ovos de chocolate... Mas mesmo assim ambos tiveram o mesmo desfecho, uma morte indolor, serena e rápida...

Este livro é uma verdadeira aventura real que Grogan, um jornalista, teve a brilhante ideia de partilhar! Marley entra na vida dele e, a partir desse momento, tudo mudou! Marley foi realmente um cão mal comportado, destruidor de todo o tipo de objectos, de paredes e persianas, com uma fobia descomunal a trovoadas! Mas mesmo assim foi um membro da família por direito, com todos os bons momentos passados, pelo companheirismo e dedicação, pela protecção conferida por um cão de grande porte, embora Marley fosse mais adepto do "peace and love", ou seja, banhos de baba e lambidelas na face!

John Katz, autor de livros dedicados a cães, diz "espere rir, chorar e abanar a cabeça ao ler este livro. John Grogan compreende que a caminhada que as pessoas e os cães por vezes empreendem em conjunto são um reflexo de nós e do nosso mundo - da nossa própria humanidade, das alegrias e das tristezas e dos altos e baixos da vida." Não é publicidade enganosa, pois eu ri, chorei e abanei a cabeça... É uma história intensa, relaxada e emotiva, tudo ao mesmo tempo e, porventura, é esse o segredo para já ir na 29ª edição em Portugal...

Por tudo isso, teve direito à sua história publicada e adaptada ao cinema. É claro que a adaptação ao cinema não é a cópia exacta do filme, por isso recomendo os dois.

Sem sombra de dúvidas, um livro para 5 estrelas!! Para terminar ficam alguns excertos que eu seleccionei do livro e o trailer do filme. Como é óbvio, Marley teve direito ao seu espaço na Internet no site do autor John Grogan.

"Poderíamos ter comprado um pequeno iate com todo o dinheiro que gastámos com o nosso cão e nas coisas que ele destruía. Mas mais uma vez, quantos iates é que ficariam à nossa porta durante todo o dia até nós voltarmos? Quantos iates ansiariam pelo momento de nos saltar para o colo ou de descer a encosta e lamber-nos a cara num tobogã? Marley tinha conquistado o seu lugar na nossa família." (pág. 277)

A coluna que o John dedicou a Marley no jornal em que trabalhava na altura: "Nunca ninguém disse que ele era um cão bestial - ou sequer um bom cão. Era selvagem que nem um demónio e forte que nem um touro. Irrompeu através da vida com um estilo que normalmente associamos às catástrofes naturais. Tanto quanto sei, foi o único cão a ter sido expulso de uma escola de obediência. [...] Marley era um roedor de sofás, um rasgador de persianas, um lançador de saliva, um derrubador de caixotes do lixo. Quanto a inteligência, direi apenas que perseguiu a sua própria cauda até ao dia em que morreu, aparentemente convencido de estar à beira de realizar uma memorável proeza canina. [...] Uma pessoa pode aprender muitas coisas com um cão, até com um cão tresloucado como o nosso [...] Marley ensinou-me a viver cada dia com uma exuberância e alegria ilimitadas, a aproveitar o momento e a seguir o coração. Ensinou-me a apreciar as coisas simples, um passeio na floresta, um nevão fresco, uma sesta numa réstia de luz do Sol numa tarde de Inverno. E quando começou a ficar velho e doente, ensinou-me a ser optimista em face das adversidades. Essencialmente, ensinou-me a importância da amizade e da abnegação e, acima de tudo, da lealdade absoluta." (pág. 340)

E para terminar: "Um cão não tem necessidade nenhuma de carros sofisticados ou de casas sumptuosas ou de roupas da moda. Os símbolos de status não lhe dizem nada. Um pau lambido pelo mar serve perfeitamente. Um cão não julga os outros pela cor da pele, credo religioso ou classe social, mas sim por o que elas têm dentro se si mesmas. Um cão não se interessa em saber se somos riscos ou pobres, educados ou iletrados, burros ou inteligentes. Dêem-lhe o vosso coração que ele dar-vos-á o seu" (pág. 341)

quarta-feira, junho 16, 2010

Tugas foto da semana

A Revista Time, no seu website, coloca as fotos da semana... E não é que a foto da semana foi a de uma carrinha de apoio à Selecção Nacional na África do Sul!!



GIANLUIGI GUERCIA / AFP / Getty Images

Para comprovar basta seguir o link para a revista Time

segunda-feira, abril 13, 2009

Seja Pontual...

Certo Padre recebia um jantar de despedida pelos 25 anos de trabalho ininterrupto à frente de uma paróquia.

     Um político da região e membro da comunidade foi convidado para entregar o presente e proferir um pequeno discurso. O político atrasou-se...

    O sacerdote, então, decidiu proferir umas palavras, e começou dizendo:

     - A primeira impressão que tive da paróquia foi com a primeira confissão que ouvi. Pensei que o bispo me tinha enviado a um lugar terrível, pois a primeira pessoa que se confessou disse-me que tinha roubado um aparelho de TV, que tinha roubado dinheiro aos seus pais, também tinha roubado a firma onde trabalhava, além de ter aventuras amorosas com a esposa do chefe. Também noutras ocasiões se dedicava ao tráfico e a venda de drogas e para concluir, confessou que tinha transmitido uma doença à própria irmã. Fiquei assustadíssimo... Mas com o passar do tempo, entretanto, fui conhecendo mais gente que em nada se parecia com aquele homem... Inclusive vivi a realidade de uma paróquia cheia de gente responsável, com valores, comprometida com sua fé e desta maneira tenho vivido os 25 anos mais maravilhosos do meu sacerdócio...

     Nesse momento chega o político, e foi-lhe dada a palavra para entregar o presente da comunidade, prestando a homenagem ao padre. Pediu desculpas pelo atraso e começou o discurso dizendo:

     - Nunca vou esquecer do dia em que o padre chegou à nossa paróquia... Como poderia? Tive a honra de ser o primeiro a confessar-me com ele.

 

    Moral da história: "NUNCA CHEGUE ATRASADO".

sábado, abril 11, 2009

Cooltura

Questão:

Como nasceu o hábito de marido e mulher e/ou namorados andarem de mãos
dadas?



Resposta:

Foi um procedimento de iniciativa masculina e teve como preocupação
preventiva o seguinte efeito:
se a soltar, ela vai às compras.

segunda-feira, fevereiro 09, 2009

Enfermeiros excluídos de concurso...

Ora bem, já não bastava as dificuldades para arranjar emprego, vários enfermeiros estão a ser desclassificados nos cocursos por falta do certificado do, imagine-se, 12º ano...

Ver notícia na SIC...


sexta-feira, novembro 21, 2008

Gestão por objectivos


Era uma vez uma aldeia onde viviam dois homens que tinham o mesmo nome: Joaquim Gonçalves.
Um era sacerdote e o outro, taxista.

Quis o destino que morressem no mesmo dia. Quando chegaram ao céu, São Pedro esperava-os.

 - O teu nome ?
- Joaquim Gonçalves.
- És o sacerdote ?
- Não, o taxista.

São Pedro consulta as suas notas e diz:
- Bom, ganhaste o paraíso. Levas esta túnica com fios de ouro e este ceptro de platina com incrustações de rubis. Podes entrar.

- O teu nome ?
- Joaquim Gonçalves.
- És o sacerdote ?
- Sim, sou eu mesmo.
- Muito bem, meu filho, ganhaste o paraíso. Levas esta bata de linho e este ceptro de ferro.

O sacerdote diz:
- Desculpe, mas deve haver engano. Eu sou o Joaquim Gonçalves, o sacerdote!
- Sim, meu filho, ganhaste o paraíso. Levas esta bata de linho e...
- Não pode ser! Eu conheço o outro senhor. Era taxista, vivia na minha aldeia e era um desastre! Subia os passeios, batia com o carro todos os dias, conduzia pessimamente e assustava as pessoas. Nunca mudou, apesar das multas e repreensões policiais. E quanto a mim, passei 75 anos pregando todos os
domingos na paróquia. Como é que ele recebe a túnica com fios de ouro e eu... isto?

- Não é nenhum engano - diz São Pedro. - Aqui no céu, estamos a fazer uma gestão mais profissional, como a que vocês fazem lá na Terra.
- Não entendo!
- Eu explico. Agora orientamo-nos por objectivos. É assim: durante os últimos anos, cada vez que tu pregavas, as pessoas dormiam. E cada vez que ele conduzia o táxi, as pessoas começavam a rezar.
Resultados! Percebeste? Gestão por Objectivos! O que interessa são os resultados, a forma de lá chegar é completamente secundária...!

quarta-feira, novembro 19, 2008

Idade do cérebro

Este jogo(teste) japonês vai mostrar se seu cérebro é mais jovem ou mais velho do que o resto do seu corpo.

Como jogar:

1. Clique no site abaixo;

2. Quando abrir a página, tecle 'start;'

3. Aguarde pelo 3, 2, 1.

4. Memorize a posição dos números e clique nos círculos, sempre do menor para o maior número, começando pelo ZERO, se ele estiver presente.

5. No final do jogo, o computador vai dizer a idade do seu cérebro. 

segunda-feira, novembro 17, 2008

A importância das cores no vestuário

Napoleão Bonaparte, durante as suas batalhas usava sempre uma camisa de cor vermelha.

Para ele era importante porque, se fosse ferido, na sua camisa vermelha não se notaria o sangue e os seus soldados não se preocupariam e também não deixariam de lutar.

Toda uma prova de honra e valor.



Duzentos anos mais tarde, José Sócrates usa sempre calças castanhas...  

sábado, setembro 27, 2008

Conselho do dia

Quando sentires:

- Que não tens onde te apoiar

- Que o mundo te vai cair em cima

- Que não vês luz ao fundo do túnel

- Que o chão te foge de baixo dos pés...









TU CORRE, CARAGO ! Que essa merda é um terramoto!

quinta-feira, setembro 18, 2008

Movimento Pijaminha

Para quem não sabe o Instituto Português de Oncologia é na Praça de Espanha http://www.ipolisboa.min-saude.pt/

São necessários (principalmente) pijamas para as crianças que estão no IPO a fazer tratamentos de quimioterapia. Após os tratamentos, os pijamas ficam muito sujos e gastam-se rapidamente. Esta ideia surgiu há dois anos e hoje já é apelidada de *MovimentoPijaminha* pelo sucesso que têm tido os esforços conseguidos! As necessidades existentes passam pela falta de pijamas, pantufas, chinelos,meias, robes e fatos de treino.Para todos a vida não está fácil, mas dentro das possibilidades de cada umhá sempre espaço para participar, comprando ou obtendo junto de amigos e familiares agasalhos que já não sirvam. No ano passado foram entregues 76 pijamas e o IPO ficou muito satisfeito com esta dádiva. Este ano vamos repetir a façanha, e se possível ultrapassar este número. Se divulgarem já estão a ajudar!!!

terça-feira, setembro 16, 2008

segunda-feira, setembro 15, 2008

domingo, setembro 14, 2008

As promessas dos políticos

ANTES DA TOMADA DE POSSE


O nosso partido cumpre o que promete.
Só os tolos podem crer que
não lutaremos contra a corrupção.
Porque, se há algo certo para nós, é que
a honestidade e a transparência são fundamentais.
para alcançar nossos ideais
Mostraremos que é grande estupidez crer que
as máfias continuarão no governo, como sempre.
Asseguramos sem dúvida que
a justiça social será o alvo de nossa acção.
Apesar disso, há idiotas que imaginam que
se possa governar com as manchas da velha política.
Quando assumirmos o poder, faremos tudo para que
se termine com os marajás e as negociatas.
Não permitiremos de nenhum modo que
nossas crianças morram de fome.
Cumpriremos nossos propósitos mesmo que
os recursos económicos do país se esgotem.
Exerceremos o poder até que
Compreendam que
Somos a nova política.

DEPOIS DA TOMADA DE POSSE
Lê o texto debaixo para cima...

quarta-feira, setembro 10, 2008

Sobre a vírgula

Campanha dos 100 anos da ABI (Associação Brasileira de Imprensa).

Vírgula pode ser uma pausa... ou não.
Não, espere.
Não espere.

Ela pode sumir com seu dinheiro.
23,4.
2,34.

Ela pode ser a solução.
Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.

A vírgula muda uma opinião.
Não queremos saber.
Não, queremos saber.

Uma vírgula muda tudo.

ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação.

terça-feira, setembro 09, 2008

Dão-se dálmatas



Dão-se Dálmatas! (se puderem passem aos V/ contactos)

Olá a todos!

A Pintas a= cabou de ser mãe pela primeira vez.
Para estreante portou-se muito bem= , e conseguiu a proeza de ter 13
cachorrinhos !!!
Agradecia a quem quisesse ficar com um destes bébés= LINDOS que me
mandasse um mail, ou se souberem de alguém que queira s= er dono destes
amores !!!



Claro que eles só puderão s= air de ao pé da mãe com dois meses, mas não
custa nada ir já arranjando uma casinha para cada um deles !!!
Obrigad= a,

Sofia (minitamartins@hotmail.com)



P.S. - Se puderem = passem aos v/contactos.

segunda-feira, setembro 08, 2008

Alfisina...

Você sabe o que é ALFISINA?

- Não sabe o que é ALFISINA?

Então, é tempo de aprender, porque sempre pode precisar... lol



sábado, agosto 30, 2008

Água salgada é combustível

E se dissessem que se pode substituir a combustão de gasolina pela combustão de água salgada?

Pois foi o que um inventor americano descobriu... É só ver o filme.




O download do filme pode ser feito aqui.

terça-feira, agosto 26, 2008

Carlos Paião - Cinderela

Carlos Paião faleceu faz hoje 20 anos... Fica uma das minhas favoritas:



Eles são duas crianças a viver esperanças, a saber sorrir.
Ela tem cabelos louros, ele tem tesouros para repartir.
Numa outra brincadeira passam mesmo à beira sempre sem falar.
Uns olhares envergonhados e são namorados sem ninguém pensar.

Foram juntos outro dia, como por magia, no autocarro, em pé.
Ele lá lhe disse, a medo: "O meu nome é Pedro e o teu qual é?"
Ela corou um pouquinho e respondeu baixinho: "Sou a Cinderela".
Quando a noite o envolveu ele adormeceu e sonhou com ela...

Então,
Bate, bate coração
Louco, louco de ilusão
A idade assim não tem valor.
Crescer,
vai dar tempo p'ra aprender,
Vai dar jeito p'ra viver
O teu primeiro amor.

Cinderela das histórias a avivar memórias, a deixar mistério
Já o fez andar na lua, no meio da rua e a chover a sério.

Ela, quando lá o viu, encharcado e frio, quase o abraçou.
Com a cara assim molhada ninguém deu por nada, ele até chorou...

Então,
Bate, bate coração
Louco, louco de ilusão
A idade assim não tem valor.
Crescer,
vai dar tempo p'ra aprender,
Vai dar jeito p'ra viver
O teu primeiro amor.

E agora, nos recreios, dão os seus passeios, fazem muitos planos.
E dividem a merenda, tal como uma prenda que se dá nos anos.

E, num desses bons momentos, houve sentimentos a falar por si.
Ele pegou na mão dela: "Sabes Cinderela, eu gosto de ti..."

Então,
Bate, bate coração
Louco, louco de ilusão
A idade assim não tem valor.
Crescer,
vai dar tempo p'ra aprender,
Vai dar jeito p'ra viver
O teu primeiro amor.
(Cinderela)

Então,
Bate, bate coração
Louco, louco de ilusão
A idade assim não tem valor.
Crescer,
vai dar tempo p'ra aprender,
Vai dar jeito p'ra viver
O teu primeiro amor.

quinta-feira, agosto 21, 2008

Israel Kamakawiwo'ole - Over The Rainbow

Estando as férias a terminar (e fica já prometido um post pra semana sobre Sevilha) encontrei finalmente esta versão da lindíssima música Over The Rainbow... Por cá, esta versão cantada pelo havaiano Israel Kamakawiwo'ole serve de banda sonora da publicidade da Sociedade Ponto Verde, onde estão os miúdos e graúdos a ensinar a utilizar os ecopontos... Para além disso, a música faz parte da BSO do filme "Bom dia Vietnam" e aparece no filme "50 First Dates - A minha namorada tem amnésia".




Ooooo oooooo ohoohohoo
Ooooo ohooohoo oooohoo
Ooooo ohoohooo oohoooo
Oohooo oohoooho ooooho
Ooooo oooooo oooooo
Ooooo oooooo oooooo

Somewhere over the rainbow
Way up high
And the dreams that you dreamed of
Once in a lullaby ii ii iii
Somewhere over the rainbow
Blue birds fly
And the dreams that you dreamed of
Dreams really do come true ooh ooooh
Someday I'll wish upon a star
Wake up where the clouds are far behind me ee ee eeh
Where trouble melts like lemon drops
High above the chimney tops thats where you'll find me oh
Somewhere over the rainbow bluebirds fly
And the dream that you dare to,why, oh why can't I? i iiii


Someday I'll wish upon a star,
Wake up where the clouds are far behind me
Where trouble melts like lemon drops
High above the chimney top that's where you'll find me
Oh, Somewhere over the rainbow way up high
And the dream that you dare to, why, oh why can't I? I hiii ?

Ooooo oooooo oooooo
Ooooo oooooo oooooo
Ooooo oooooo oooooo
Ooooo oooooo oooooo
Ooooo oooooo oooooo
Ooooo oooooo oooooo

terça-feira, agosto 12, 2008

Último Pedido de um Padre

O velho Padre, durante anos, tinha trabalhado fielmente com o povo africano, mas agora estava de volta a Portugal, doente e moribundo, no Hospital de S. José. De repente ele faz um sinal à enfermeira, que se aproxima.

- Sim, Padre? diz a enfermeira.
- Eu queria ver o Primeiro Ministro José Sócrates e o Ministro das finanças Teixeira dos Santos antes de morrer, sussurrou o Padre.
- Acalme-se, verei o que posso fazer, respondeu a enfermeira.

De imediato, ela entra em contacto com o Palácio de S. Bento e com José Sócrates. E logo recebe a notícia: ambos gostariam muito de visitar o Padre moribundo.

A caminho do Hospital, Sócrates diz a Teixeira dos Santos:
- Eu não sei porque é que o velho padre nos quer ver, mas certamente que isso vai ajudar a melhorar a nossa imagem perante a Igreja, o que é sempre bom.
Teixeira dos Santos concordou. Era uma grande oportunidade para eles e até foi enviado um comunicado oficial à imprensa sobre a visita.

Quando chegaram ao quarto, o velho Padre, pegou na mão de Sócrates, com a sua mão direita, e na mão de Teixeira dos Santos, com a sua esquerda. Houve um grande silêncio e notou-se um ar de pureza e serenidade no semblante do Padre. Sócrates então disse:

- Padre, porque é que fomos nós os escolhidos, entre tantas pessoas, para estar ao seu lado no seu fim ?
O velho Padre, lentamente, disse:
-Sempre, em toda a minha vida, procurei ter como modelo o Nosso Senhor Jesus Cristo.
-Amém, disse Sócrates.
-Amém, disse Teixeira dos Santos.
E o Padre continuou:
-'Então... como Ele morreu entre dois ladrões, eu queria fazer o mesmo...!!!'

sábado, agosto 02, 2008

Para descontrair :)

Um homem depara-se com um enterro, seguido de uma estranha procissão:

Primeiro vinha um caixão. Depois um segundo caixão. Em seguida, um homem sozinho levando um 'pitbull' pela trela. Finalmente, atrás dele, uma longa fila indiana só de homens.

Sem conseguir conter a curiosidade, aproxima-se delicadamente do homem com o cão e diz:

- Os meus sentimentos pela sua perda... mas... eu nunca vi um enterro assim. O senhor poderia dizer-me quem é que morreu?

- Bem... no primeiro caixão está a minha mulher.

- Sinto muitíssimo! O que aconteceu com ela?

- O meu cão... ele atacou-a...

- Que tragédia!... E o segundo caixão?

- A minha sogra... ela tentou salvar a filha...

Um silêncio consternado e comovente. Os dois homens olham-se nos olhos.

- Empresta-me o cão?

- Ponha-se na fila...

sábado, julho 26, 2008

Recolha de óleos usados

AMI lança ao público projecto de Recolha de Óleos Alimentares Usados

Pela primeira vez, vai passar a existir em Portugal, uma resposta de âmbito nacional para o destino dos óleos alimentares usados. A partir de dia 15 de Julho, a AMI lança ao público este projecto que conta já com a participação de milhares de restaurantes, hotéis, cantinas, escolas, Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais.

A AMI dá com este projecto continuidade à sua aposta no sector do ambiente, como forma de actuar preventivamente sobre a degradação ambiental e sobre as alterações climáticas, responsáveis pelo aumento das catástrofes humanitárias e pela morte de 13 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

Os cidadãos que queiram entregar os óleos alimentares usados, poderão fazê-lo a partir de agora. Para tal, poderão fazer a entrega numa garrafa fechada, dirigindo-se a um dos restaurantes aderentes, que se encontram identificados e cuja listagem poderá ser consultada no site www.ami.org.pt.

Este novo projecto ambiental da AMI permitirá evitar a contaminação das águas residuais, que acontece quando o resíduo é despejado na rede pública de esgotos, ou quando é efectuada a sua deposição em aterro. Os óleos alimentares usados poderão assim ser transformados em biodiesel, fornecendo uma alternativa ecológica aos combustíveis fósseis, e contribuindo desta forma para reduzir as emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE). Ao contrário do que por vezes acontece com o biodiesel de produção agrícola, esta forma de produção não implica a desflorestação nem a afectação de terrenos, nem concorre com o mercado da alimentação.

São produzidos todos os anos em Portugal, 120 milhões de litros de óleos alimentares usados, quantidade suficiente para fabricar 170 milhões de litros de biodiesel. Este valor corresponde ao gasóleo produzido com 60 milhões de litros de petróleo, ou seja, o equivalente a cerca de 0,5% do total das importações anuais portuguesas deste combustível fóssil. A AMI dá assim a sua contribuição para favorecer a independência energética do país, conseguindo atingir este objectivo de forma sustentável e com uma visão de longo prazo, não comprometendo outros recursos igualmente fundamentais para o desenvolvimento da sociedade e para o bem-estar das populações.

Segundo a União Europeia, o futuro do sector energético deverá passar pela redução de 20% das emissões de GEE até 2020, assim como por uma meta de 20% para a utilização de energias renováveis. Refere ainda uma aposta clara na utilização dos biocombustíveis, que deverão representar no mínimo 10% dos combustíveis utilizados.

A UE determina ainda que os Estados-Membros deverão assegurar a incorporação de 5,75% de biocombustíveis em toda a gasolina e gasóleo utilizados nos transportes até final de 2010 e o Governo anunciou, em Janeiro de 2007, uma meta de 10% de incorporação de biocombustíveis na gasolina e gasóleo, para 2010.

As receitas angariadas pela AMI com a valorização dos óleos alimentares usados serão aplicadas no financiamento das Equipas de Rua que fazem acompanhamento social e psicológico aos sem-abrigo, visando a melhoria da sua qualidade de vida.

In: http://www.ami.org.pt/default.asp?id=p1&l=1

quinta-feira, julho 24, 2008

Carreira de Enfermagem

Caros e caras colegas,

Até hoje não chegou ao SEP nada do Ministério da Saúde. Nada sobre a Carreira de Enfermagem (Contraproposta de Princípios e data de reunião) e nada sobre a Precariedade e Admissão (Propostas de solução e marcação de reunião), apesar do Ministério da Saúde ter assumido estes compromissos até à 1.ª semana de Julho...

Neste quadro, a Comissão Executiva do SEP (reunida a 16/7) avaliou um conjunto de acções a desenvolver que irá sistematizar/apurar a 29/7 para discutirmos/decidirmos na reunião de Direcção Nacional de 30 de Julho.

Está no site do SEP - www.sep.pt - uma Petição on line http://www.sep.org.pt/peticoes/2008/07/index.php sobre estas matérias. APELAMOS A TODOS OS COLEGAS QUE A ASSINEM

terça-feira, julho 15, 2008

O Iva Baixou...

Dizem que o IVA baixou...

Desde 1 de Julho de 2008 a taxa normal do IVA (Imposto Sobres o Valor Acrescentado) diminuiu 1% passando dos 21% para os 20%.

Teoricamente com esta alteração, deveriam baixar os preços de alguns produtos e serviços:
- combustíveis
- telecomunicações
- bens não essenciais (electrodomésticos, automóveis, utensílios, materiais de construção, produtos de higiene, mariscos, etc)
- prestação de serviços.

Na realidade, até ao momento só me apercebi que da diminuição do preços das telecomunicações...


Fonte da imagem: http://ww1.rtp.pt/noticias/images/articles/352979/iva_desce.jpg

quarta-feira, julho 09, 2008

terça-feira, julho 08, 2008

Discurso de uma criança na ONU

Uma criança do Canadá discursa numa reunião da ONU. Vale a pena ver com atenção este vídeo. Tem legendas em português, apesar de ser léxico brasileiro.





Para fazer o download do vídeo basta clicar aqui, esperar alguns segundos e escrever o código que aparece.

sexta-feira, julho 04, 2008

Carta de Divórcio

Querido,

Estou a escrever esta carta para dizer que te vou deixar para sempre. Fui uma boa mulher para ti durante sete anos e não tenho nada a provar. As duas semanas passadas foram um inferno, o teu chefe chamou-me para dizer que te tinhas demitido e isto foi a última gota.

Na semana passada, chegaste a casa e não notaste que eu tinha um novo penteado e tinha ido à manicura. Cozinhei a tua refeição preferida e até usei uma nova lingerie. Chegaste a casa, comeste em dois minutos e foste dormir depois de ver o jogo.

Não me dizes que me amas, nunca mais fizemos sexo.

Ou me estás a enganar ou já não me amas mais, seja qual for o caso, vou-te deixar.

A tua Ex-mulher

P.S - Se me quiseres encontrar, desiste. O teu IRMÃO e eu vamos viajar para
as Bahamas e casar!

________________________________________________________________


Querida ex-mulher.

Nada me fez mais feliz do que ler a tua carta. É verdade que estivemos casados durante sete anos, mas dizeres que foste uma boa mulher é exagerar.

Vejo futebol para tentar não te ouvir a resmungar a toda a hora.

Assim não valia a pena.

Realmente reparei que tinhas um novo penteado na semana passada, a primeira coisa que me veio à cabeça foi 'Pareces um homem!'. Mas a minha mãe

sempre me disse para não dizer nada que não fosse bonito.

Quando cozinhaste a minha refeição preferida, deves ter confundido com a do MEU IRMÃO, porque deixei de comer porco há sete anos.

Fui dormir porque reparei que a lingerie ainda tinha a etiqueta do preço. Rezei que fosse uma coincidência o meu irmão ter-me pedido emprestado 50,00 EUR e a lingerie ter custado 49.99 EUR.

Depois de tudo disto, eu ainda te amava e senti que podíamos resolver os
nossos problemas.

Assim quando descobri que eu tinha ganho o Euromilhões, deixei o meu emprego e comprei dois bilhetes de avião para a Jamaica. Mas quando cheguei a casa já tinhas ido.

Tudo acontece por alguma razão. Espero que tenhas a vida que sempre sonhaste.

O meu advogado disse-me que devido à carta que escreveste, não vais ter direito a nada. Portanto cuida-te.


Assinado:

Milionário e Solteiro

P.S. - Não sei se eu alguma vez te disse isto mas o Carlos, o meu irmão, nasceu Carla. Espero que isto não seja um problema.

Fonte imagem:
http://acertodecontas.blog.br/wp-content/uploads/2008/02/divorcio.jpg

quarta-feira, julho 02, 2008

Ré de Hot

Pedro Paulo criou um vídeo com a legendagem da música Other Side dos Red Hot Chili Peppers.

Vale a pena ver:






Se quiseres fazer o download do vídeo é só seguir este link, esperar um segundos e escrever a palavra que aparece.