terça-feira, setembro 06, 2011

Encontro Postcrossing em Lisboa e Porto 9-11 Julho

A "andreaeiko" do Brasil esteve de férias em Portugal e Espanha no mês de Julho. Com não podia seixar de ser, planeamos não um, mas sim dois encontros: um em Lisboa e um outro no Porto.

Do encontro em Lisboa recevi estes postais:


Do "PilotOne" um preto e branco do típico eléctrico de Lisboa.


Da "geminiscp" um burro a transportar algo do moínho. O postal não tem menhuma referência ao local da imagem.


Da "SusanaPortugal" também uma foto do eléctrico.

__________

Do encontro do Porto enviei para mim mesmo este postal:


A vista do centro histórico do Porto em 1736.

segunda-feira, setembro 05, 2011

Bunny Suicides - Alemanha


O "Bunny Suicides" são uma banda desenhada criada por Andy Riley. Nestas tiras, uns simpáticos coelhos tentam terminar a vida das mais inimagináveis maneiras, sempre com muito humor negro! Este foi enviado da Alemanha pelo "nordbar".

domingo, setembro 04, 2011

Mapa da União Europeia


Esta versão espanhola do mapa político dos países da União Europeia foi enviada de Portugal pelo "PilotOne".

"A União Europeia foi criada com o objectivo de pôr termo às frequentes guerras sangrentas entre países vizinhos, que culminaram na Segunda Guerra Mundial. A partir de 1950, a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço começa a unir económica e politicamente os países europeus, tendo em vista assegurar uma paz duradoura. Os seis países fundadores são a Alemanha, a Bélgica, a França, a Itália, o Luxemburgo e os Países Baixos. Os anos 50 são dominados pela guerra fria entre o bloco de Leste e o Ocidente. Em 1956, o movimento de protesto contra o regime comunista na Hungria é reprimido pelos tanques soviéticos. No ano seguinte, em 1957, a União Soviética lança o primeiro satélite artificial (o Sputnik 1), liderando a "corrida espacial". Ainda em 1957, o Tratado de Roma institui a Comunidade Económica Europeia (CEE) ou “Mercado Comum." In: EUROPA

"A União Europeia (UE), anteriormente designada por Comunidade Económica Europeia (CEE), Comunidade Europeia (CE) e Mercado Comum Europeu (MCE), é uma união supranacional económica e política de 27 Estados-membros, estabelecida após a assinatura do Tratado de Maastricht, a 7 de fevereiro de 1992, pelos doze primeiros países da antiga CEE, uma das três Comunidades Europeias.


A União Europeia é uma formação de um novo tipo de união entre Estados pertencentes à Europa. Enquanto instituição, passou a dispor de personalidade jurídica após o início da vigência do Tratado de Lisboa. Possui competências próprias, tais como a Política Agrícola Comum, a Política Comum das Pescas, entre outros. Estas competências são partilhadas com todos os Estados-membros da União Europeia. Trata-se de uma organização que combina o nível supranacional e o nível institucional num campo geográfico restrito com o papel político próprio sobre os seus Estados-membros.

O Tratado de Paris, assinado em 1951, estabeleceu a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, e os Tratados de Roma, assinados em 1957, instituindo a Comunidade Económica Europeia e a Comunidade Europeia da Energia Atómica ou Euratom, foram assinados por seis membros fundadores: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos. Depois disto, a UE levou a cabo seis alargamentos sucessivos: em 1973, Dinamarca, Irlanda e Reino Unido; em 1981, Grécia; em 1986, Portugal e Espanha; em 1995, Áustria, Finlândia e Suécia; a 1 de maio de 2004, República Checa, Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta e Polónia; a 1 de janeiro de 2007, Bulgária e Roménia." In: Wikipedia

sábado, setembro 03, 2011

Mosteiro de Montserrat - Espanha


A "andreaeiko" do Brasil esteve de férias em Portugal e Espanha.O Mosteiro de Montserrat, perto de Barcelona,  foi uma das paragens.

"O Mosteiro do Monte Serreado, localizado na base do Monte Serreado, perto de Barcelona, na Catalunha, na Espanha, é um mosteiro beneditino onde se encontra a famosa imagem de Nossa Senhora do Monte Serreado, a padroeira da Catalunha.


O mosteiro foi construído na Idade Média ao redor da gruta onde havia sido encontrada a imagem de Nossa Senhora de Monte Serreado, em 880. Foi destruído por tropas francesas em 1811, por ocasião da Guerra Peninsular. Foi reconstruído em 1844. Durante a ditadura de Francisco Franco, que reprimiu o nacionalismo catalão, em meados do século XX, o mosteiro foi um reduto da cultura catalã." In: Wikipedia

sexta-feira, setembro 02, 2011

Multiview de Milão


Itália é um país que eu adoro, mas ainda não visitei Milão. "Mediolanum-card" enviou este multiview da cidade que mostra a Catedral de Milão, o Navigli - um sistema de canais criado pelo Leonardo da Vinci, e um Palácio (não sei ao certo qual).

"Milão (em italiano: Milano; no milanês: Milan) é uma comuna italiana, capital da região da Lombardia, província de Milão, com cerca de 1 308 735 habitantes. A área urbana de Milão é a quinta maior da União Européia, com uma população estimada em 4 300 000 habitantes. A Região metropolitana de Milão é a maior e mais populosa da Itália, com uma população estimada em 7 400 000 habitantes de acordo com as estimativas da OCDE.


[…] A cidade foi fundada sob o nome de Mediolanum pelos ínsubres, um povo celta. Posteriormente, foi capturado pelos romanos em 222 a.C, tornando-se assim muito bem sucedida sob o Império Romano. Mais tarde, Milão foi governada por Visconti, Sforza, os espanhóis em 1500 e os austríacos em 1700. Em 1796, Milão foi conquistada por Napoleão I, que fez dela a capital do seu Reino de Itália em 1805. Durante o período romântico, Milão foi um importante centro cultural na Europa, atraindo vários artistas, compositores e importantes figuras literárias. Mais tarde, durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade foi gravemente afetada pelos bombardeios dos Aliados, e após a ocupação alemã em 1943, Milão tornou-se o principal centro da resistência italiana. Apesar disso, Milão viu um pós-guerra, o crescimento econômico, atraindo milhares de imigrantes do sul da Itália e do exterior." In: Wikipedia

quinta-feira, setembro 01, 2011

Multiview da Holanda


A "tralhas" esteve na Holanda de férias e resolveu enviar esta maravilha de lá! O postal mostra 3 aspectos que se associam à Holanda : as tulipas, os moínhos de vento e os canais de Amesterdão!

"Os Países Baixos (em neerlandês: Nederland, literalmente "país baixo") são um país da Europa Ocidental que constitui a maior parte do Reino dos Países Baixos. É uma monarquia constitucional democrática parlamentar. Os Países Baixos são banhados pelo Mar do Norte ao norte e a oeste, e fazem fronteira com a Bélgica ao sul e com a Alemanha a leste. A capital é Amsterdão e a sede do governo é Haia.


[…]Geograficamente, os Países Baixos são um país de baixa altitude, com cerca de 27% de sua área e sessenta por cento de sua população situados abaixo do nível do mar. Áreas significativas foram obtidas através da recuperação de terras e preservadas através de um elaborado sistema de pôlderes e diques. Grande parte dos Países Baixos é formada por um grande delta, o delta do Reno e Mosa.

Os Países Baixos são um país densamente povoado. É conhecido pelos seus moinhos de vento, tulipas, tamancos, cerâmica de Delft, queijo gouda, artistas visuais, bicicletas e, além disso, pelos valores tradicionais e virtudes civis, tais como a sua tolerância social. O país, mais recentemente, tornou-se conhecido por sua política liberal em relação à homossexualidade, drogas, prostituição, eutanásia e aborto." In: Wikipedia

terça-feira, agosto 30, 2011

Encontro Postcrossing em Verla, Finlândia


A "dollart" envoiu uma lembrança do Encontro Postrcossing em 07-08-2011 na vila de Verla, Finlândia.

Esta vila industrial está classificada como Património Mundial da UNESCO desde 1996 sob o nome "Fábrica de Madeira e Cartão de Verla".

"The Verla groundwood and board mill and its associated residential area is an outstanding, remarkably well-preserved example of the small-scale rural industrial settlements associated with pulp, paper and board production that flourished in northern Europe and North America in the 19th and early 20th centuries. Only a handful of such settlements survive to the present day." In: UNESCO

segunda-feira, agosto 29, 2011

Schi, sopa tradicional da Rússia


A Anastasia da Rússia enviou esta receita de uma sopa. "Uma das principais sopas russas, típica das regiões setentrionais do país. No Norte, prepara-se com couve fermentada, ao passo que no Sul, por onde se expandiu gradualmente, é preferida a couve fresca." In: Sabor da Terra

domingo, agosto 28, 2011

Georgian Bay, Ontario - Canadá


O Canadá é um daqueles países onde tudo parece perfeito... Até mesmo a natureza... A "Willa" enviou esta vista da Georgian Bay, no Parque Nacional da Península Bruce, na província de Ontario. Não há grandes informações deste parque em português... A Wikipedia em iglês afirma que este parque forma o coração da Reserva da Biosfera Mundial da Escarpa do Niagara, classificada pela UNESCO.

"In the heart of a World Biosphere Reserve, the 'Bruce' is a place of global significance. The massive, rugged cliffs of the park are inhabited by thousand year old cedar trees, overhanging the crystal clear waters of Georgian Bay. The park is comprised of an incredible array of habitats from rare alvars to dense forests and clean lakes. Together these form a greater ecosystem - the largest remaining chunk of natural habitat in southern Ontario." In: Parks Canada

sábado, agosto 27, 2011

Algarve

O Algarve é um local popular para férias, e de lá chegaram uns belos postais!


Um de Alte, concelho de Loulé. Um multiview com as apectos culturais e naturais da localidade. Enviado pelo Ludovico.


A "Leninha" enviou de Faro o postal com a cegonha a fazer pose para a fotografia.

sexta-feira, agosto 26, 2011

Pinguins


Da Suíça chegou das mãos da "Alexie" mais um fantástico postal com pinguins! No verso a legenda diz "What I always wanted to tell you"

quinta-feira, agosto 25, 2011

II Encontro Luso-Brasileiro Postcrossing 5-6 de Agosto (Parte 2)

Eu adoro Sintra e adoro receber postais de lá :D Do encontro com a "kazinhabueno" em Sintra recebi estes:


A "SusanaPortugal" enviou uma das vistas do não do Palácio Nacional de Sintra como diz erradamente o postal, mas sim do Palácio da Regaleira, Património da Humanidade da UNESCO.  "O Palácio da Regaleira é o edifício principal e o nome mais comum da Quinta da Regaleira. Também é designado Palácio do Monteiro dos Milhões, denominação esta associada à alcunha do seu primeiro proprietário, António Augusto Carvalho Monteiro. O palácio está situado na encosta da serra e a escassa distância do Centro Histórico de Sintra estando classificado como Imóvel de Interesse Público desde 2002.

Carvalho Monteiro, pelo traço do arquitecto italiano Luigi Manini, dá à quinta de 4 hectares, o palácio, rodeado de luxuriantes jardins, lagos, grutas e construções enigmáticas, lugares estes que ocultam significados alquímicos, como os evocados pela Maçonaria, Templários e Rosa-cruz. Modela o espaço em traçados mistos, que evocam a arquitectura românica, gótica, renascentista e manuelina." In: Wikipedia


Já a "Martinha" enviou esta queda de água de um dos jardins da vila, mais uma cascata para a minha colecção!

II Encontro Luso-Brasileiro Postcrossing 5-6 de Agosto (Parte I)

Os postcrossers para além de adorarem postais, também adoram passear :D Por isso, nada melhor que juntar isso tudo.

A postcrosser "kazinhabueno" do Brasil passou por Portugal e a sua vinda deu origem a 2 encontros, um em Lisboa e outro em Sintra. Do encontro em Lisboa rcebi estes dois postais:


O "PilotOne" enviou este postal com o Mosteiro dos Jerónimos, de estilo Gótico Manuelino do século XVI, património da UNESCO.


A "Gracinha" enviou este multivew de Lisboa, um resumé dos locais a visitar na capital.

quarta-feira, agosto 24, 2011

CN-407240 - Panda Gigante


CN-407240 enviado por "denghui1971"

"O panda-gigante (nome científico: Ailuropoda melanoleuca) é um mamífero carnívoro da família Ursidae, endêmico da República Popular da China. O focinho curto lembrando um urso de pelúcia, a pelagem preta e branca característica e o jeito pacífico e bonachão o tornam um dos animais mais queridos pela humanidade. Extremamente dócil e tímido, dificilmente ataca o homem, a não ser quando extremamente irritado.


[…]O panda-gigante está confinado ao centro-sul da China. Sua distribuição atual consiste em seis áreas montanhosas isoladas (Minshan, Qinling, Qionglai, Liangshan, Daxiangling, e Xiaoxiangling), nas províncias de Gansu, Shaanxi e Sichuan. O território total que a espécie ocupa é de aproximadamente 30.000 km² entre 102-108,3°E (longitude) e 28,2-34,1°N (latitude), entretanto, somente 20% dessa área (5.900 km²) constitui habitat para o panda." In: Wikipedia

terça-feira, agosto 23, 2011

LT-138461 - Vilnius


LT-138461 enviado por "gizelle", um multiview de Vilnius, a capital da Lituânia. O postal mostra a Igreja de S. Casimir, em baixo a Igreja de Santa Ana e o Mosteiro de São Benedito (ambos no centro histórico,  património da UNESCO) e a Avenida Gedimino.



segunda-feira, agosto 22, 2011

RU-499705 - Fortes de Pedro e Paulo


RU-499705 enviado por "Areoka". Uma vista aérea dos fortes de Pedro e Paulo em São Peterburgo, Rússia.

"A fortaleza de Pedro e Paulo (em russo: Петропа́вловская кре́пость) é a cidadela original de San Petersburgo, Rússia. Desenhada por Domenico Trezzini e fundada em 1703. A fortaleza contém diferentes edifícios memoráveis, entre eles a catedral de Pedro e Paulo, onde estão enterrados os czares desde Pedro, o Grande a Nicolau II e sua família." In: Wikipedia

domingo, agosto 21, 2011

US-1215156 - Tatu


US-1215156 enviado do Texas por "text". Quando vi este postal na caixa do correio não o associei ao tatu e o nome em inglês "armadillo" também não ajudou... Mas uma coisa é certa, o tatu está bem "armadillado" :D

"O tatu é um mamífero da ordem Xenarthra, família Dasypodidae, caracterizado pela armadura que cobre o corpo. Nativos do continente americano, os tatus habitam a savanas, cerrados, matas ciliares e florestas secas. Têm importância para a medicina, uma vez que são os únicos animais, para além do homem, capazes de contrair lepra, sendo usados nos estudos dessa enfermidade.


Os tatus tem grande importância ecológica, pois são capazes de alimentar-se de insetos (insetívoro) contribuindo para um desequilíbrio de populações de formigas e cupins. Na Universidade da Região da Campanha - Alegrete/RS, um trabalho de dieta destes dasipodídeos revelou que apenas um exemplar (Dasypus hybridus - tatu-mulita) com aproximadamente 2,5 kg de peso consome cerca de 8.855 invertebrados em apenas uma noite ou até menos.

Quando estes animais são caçados pelo seu valor cinegético (caça para alimento) acaba por se desequilibrar o ecossistema pois se extermina um controlador natural de insectos, favorecendo o aumento destes invertebrados, resultando em problemas econômicos para a região." In: Wikipedia

sábado, agosto 20, 2011

Centro histórico de San Gimignano - Itália


Vista nocturna das famosas torres da Piazza della Cisterna, no centro histórico da cidade italiana San Gimignano. Postal enviado por "micio"

"San Gimignano delle belle Torri fica 56 km a sul de Florença. Foi um importante ponto para as peregrinações até Roma pela Via Francigena. As famílias de patrícios que controlavam a cidade construíram cerca de 72 torres-casa (algumas atingem 50 m de altura) como símbolo do seu poder e riqueza. Embora hoje só existam 14 de tais estruturas, San Gimignano mantém a atmosfera feudal e é muito procurada pelos turistas. A pequena localidade contém muitas obras de arte datadas dos séculos XIV e XV." In: Wikipedia


Para além disso, o centro histórico é Património Mundial da UNESCO desde 1990.

Música do dia

A dupla Adam Levine dos Maroon 5 e a Christina Aguilera funcinam bem :D Só apetece saltar da cadeira e "Moves Like Jagger"!

Trabalhar na ONU

A ONU abriu nova bolsa de emprego para preenchimento de vagas para a Base de Nova Iorque. Desta vez está também aberta para portugueses.

Para além do prestígio da Instituição, existem vários privilégios e um bom salário:

a) salário base a partir dos 37 000 dólares, ajustado ao nível do custo de vida da base onde se trabalha. Isto quer dizer que quem trabalha na base de Nova Iorque tem um salário base a partir dos 77 331 dólares (no site não apresenta o nível P1, o mais baixo)

b) deslocações entre bases pagas
c) subsídio de alojamento
d) possibilidade de candidatura a bolsas de estudo para os filhos
e) possibilidade de aderir ao seguro de saúde da empresa (não gratuito)
f) um subsídio inicial aquando da chegada para trabalhar numa nova base, para fazer face às despesas extraordinárias da nova deslocação e habitação
g) 18 a 30 dias de férias por ano e 10 feriados anuais pagos
i) após 6 meses consecutivos de trabalho há direito a receber uma pensão de reforma


Interessante, não? Esta bolsa tem alguns pré-requisitos:

- ter um curso superior de nível 1 (bacharelato ou licenciatura)
- ter até 32 anos de iadade
- falar fluentemente Inglês e/ou Francês
- ter nacionalidade de um dos países elegíveis pra esta bolsa

Após a submissão da candidatura decorreram exames de 4,5h, uma parte de assuntos internacionais em inglês, depois uma vertente organizativa e de pensamento lógico sobre a função a que se candidata, escrito numa das línguas oficiais. A aprovação a este exame segue-se a última prova, uma prova oral em Inglês ou Francês conduzida por especialistas da ONU.

As candidaturas decorrem até 10-09-2011 no site da UN Careers

sexta-feira, agosto 19, 2011

Santorini - Grécia


Este postal de Santorinienviado pela Alexandra, dá vontade de lá ir... Esta vista é espectacular!!

"A ilha deve o seu nome a Santa Irene, nome pelo qual os venezianos a denominavam. Era anteriormente conhecida por Kallístē (em grego Καλλίστη, "a mais bela"), Strongýlē (Στρογγύλη, "a circular") ou Thera (Θήρα), nome que ainda hoje ostenta em grego.


Para além da ilha principal, Santorini tem nas suas proximidades diversos ilhéus, formando um grupo quase circular de ilhas, vestígio da grande erupção que despedaçou a ilha. O grupo de ilhas é também conhecido por Tira (em grego, Θήρα).

Santorini é o vulcão mais activo do denominado Arco Egeu, sendo constituída por uma grande caldeira submersa, rodeada pelos restos dos seus flancos. Esta forma actual da ilha deve-se, em grande parte, à erupção que há aproximadamente 3.500 anos (cerca de 1680 a.C) atrás destroçou o seu território. Aquela erupção, de grande explosividade, criou a actual caldeira e produziu depósitos piroclásticos com algumas centenas de metros de espessura que recobriram tudo o que restou da ilha e ainda atingiram grandes áreas do Egeu e dos territórios vizinhos.

O impacto daquela erupção fez-se sentir em toda a Terra, mas com particular intensidade na bacia do Mediterrâneo. A erupção parece estar ligada ao colapso da Civilização Minóica na ilha de Creta, distante de Santorini 110 km ao sul. Acredita-se que tal cataclismo tenha inspirado as posteriores lendas acerca de Atlântida." In: Wikipedia

quinta-feira, agosto 18, 2011

PT-188786 - Durma-Bem


PT-188786 enviado por "Namida00"

Este postal, editado pela "19 de Abril", pertence à colecção "Publicidade e ilustração de Portugal, século XX". Esta é uma publicidade ao insecticida "Durma-Bem" da Albrecht Löbe.

quarta-feira, agosto 17, 2011

BY-205625 - Complexo do Castelo de Mir



BY-205625 enviado por "Majarika"

"O Complexo do Castelo de Mir  é um lugar Patrimônio da Humanidade da UNESCO na Bielorrússia, na cidade de Mir no distrito de Karelichy na província de Goradnia,.


A construção do castelo começou a finais do século XV, em estilo gótico. A construção do castelo foi acabada pelo duque Ilínich a princípios do século XVI próximo do povoado de Mir (anteriormente da guberniya de Minsk). Arredor de 1568 o castelo de Mir passou a mãos de Mikołaj Krzysztof Radziwiłł, que acabou de construir o castelo no estilo renascentista. Um palácio de três andares foi construído junto aos muros leste e norte do castelo. Fachadas revocadas em gesso foram decoradas com portais de cálice, placas, balcões e porches.

Depois de ser abandonado durante quase um século e sofrendo diversos danos durante o período napoleônico, o castelo foi restaurado a finais do século XIX. Em 1813, após a morte de Dominik Hieronim Radziwiłł, o castelo passou a mãos de sua filha Stefânia, com quem se casou com Ludwig zu Sayn-Wittgenstein-Berleburg. O castelo depois passou a mãos de sua filha Maria, que se casou com o príncipe Chlodwig de Hohenlohe-Schillingsfürst.

Seu filho, Maurice Hohenlohe-Schillingsfürst vendeu o castelo a Nikolai Sviatopolk-Mirski, do clã Bialynia, em 1895. O filho de Nikolaj Michail começou a reconstruir o castelo de acordo com os planos do arquiteto Teodor Bursze. A familia Sviatopolk-Mirski foi proprietária do castelo até 1939. Durante a Segunda Guerra Mundial, passou a mãos da força de ocupação nazi e serviu como gueto para a população judia local antes de sua eliminação." In: Wikipedia

segunda-feira, maio 30, 2011

Dotes vocais na Grey's Anatomy

A Anatomia de Grey é uma das minhas séries favoritas. Não é apenas mais uma série sobre doenças, médicos e as relações extra-profissionais desenvolvidas por eles. Esta série foi pioneira numa abordagem muito simples: a visão humana e sentimental que ocorrem em todas as situações de doença... Se calhar foi uma certa identificação com esses sentimentos que me percorrem o íntimo, a mente todos os dias de trabalho e não só...

Mas chega de dissertações acerca da série... Desta vez os protagonistas chamam a atenção pelos dotes vocais... O episódio 18 da 7ª temporada tem por banda sonora algumas músicas já incluídas noutras temporadas, mas todas elas cantadas pelos actores... O resultado? Oiça as minhas duas favoritas e depois voltamos a falar...



sexta-feira, maio 27, 2011

Over the raibow

é para onde pretendo ir...

Mudar de vida

De certeza que não será igual à foto, mas algures nas próximas semanas, transfiro-me para uma nova casa. Por palavras curtas: vou sair da casa dos pais... Não, não fui expulso e não, não me vou casar e não, não vou viver com mais alguém... Será um T1+1 (se bem que mal classificado, de +1 não tem nada...) todo só para mim!

Admito uma dualidade de sentimentos...  Quase ao nível da imagem dos diabinhos, cada um ao lado do ouvido a argumentar... No meu caso seria de um lado "mas tu estás parvo?"  e do outro "já tardavas, está mais do que na altura!". É mais ou menos isso que sinto... As reacções inicias foram de surpresa, de susto, de tristeza, de receio perante o panorama animador dos próximos tempos... Mas isso já eu pensei e, espero, ter tudo sob controlo...

O meu cantinho em Matosinhos me espera...

quarta-feira, julho 28, 2010

Intimação infantil


Esta semana foi notícia uma menina de 6 anos. Nada de invulgar, até agora... Se é notícia, provavelmente terá feito algo de bom ou de mau... Pois, aí está... Ela não fez nada: esta menina foi intimada pelas Finanças para entregar a declaração de IRS do ano de 2008! Aparentemente, esta sobredotada menina, recebeu uma bolsa de estudos, não declarada, de uma universidade portuguesa...

Perante este acontecimento, correm rumores de que a ESA (Agência Espacial Europeia) suspendeu o seu programa de bolsas de estudo destinado a bebés de um ano... Estes pequenos alunos ficarão, já este ano, impedidos de prosseguir o doutoramento...

Com isto, é espectável que a qualidade do ensino português piore nos próximos meses...

terça-feira, julho 20, 2010

A Mecânica do Coração - Mathias Malzieu


Na contracapa pode-se ler "Um conto de fadas para adultos ao estilo de Tim Burton ou Lewis Carrol." Pois eu confirmo, não é publicidade enganosa!! Simplesmente devorei o livro em poucos dias, algo não muito comum...

Basta pegar no livro para se ter a sensação de que será uma excelente história... Esta segunda edição tem uma capa completamente adequada ao livro, ilustração de Benjamim Lacombe.

Jack nasce no dia mais frio do mundo, mais precisamente a 16 de Abril de 1874. Um dia tão frio que os pássaros cairam congelados do céu! Tão frio que pessoas morreram congeladas ou perderam membros que ficaram congelados! Mesmo assim Jack nasce na casa da doutora / feiticeira (dependendo das perspectivas) Madeleine. Madeleine realiza os partos de prostitutas e de encontros não permitidos. Jack pertence ao primeiro grupo... Assim que espreita os ares de Edimburgo, Madeleine constata que Jack tem um problema no seu frágil coração e, sem outra alternativa, coloca-lhe uma prótese: um relógio de cuco de madeira. Jack recupera e, tal como acontece com os outros filhos de prostitutas, fica com Madeleine, à espera de alguém que o adopte...

Jack, para manter a próteses na sua máxima funcionalidade, tem de obedecer a 3 regras: (1) não tocar nos ponteiros, (2) dominar a cólera, (3) não se apaixonar. São estas as regras que Jack é constantemente relembrado a seguir... Jack vive com Madeleine, uma vez que ninguém o adopta... A sua audível e visível prótese aniquila todos os possíveis pais. Um dia, na sua primeira saída à cidade, Jack ouve uma voz doce, sensual que aquece todo o seu ser! Jack conhece Acácia e os seus corações não aguentam... Existem as regras...

Acácia é obrigada a ir para a Andaluzia e devido aos problemas em que se meteu, Jack é obrigado a fugir de Edimburgo e decide procurá-la. Nesta viagem o pequeno Jack encontra-se com personagens como o Jack, o estripador e George Méliès.

Para saber o resto, terão de ler o livro. Numa escrita cativante, o autor usa (e abusa) das metáforas e comparações, numa elegante mistura de mundo infantil (os protagonistas são adolescentes durante a maior parte da história) com o mundo adulto. Imperdível!

Alguns excertos:

"
[...] Sinto-me agradavelmente normal com o meu relógio quando ouço um cliente a queixar-se da ferrugem da sua coluna vertebral.
-É metal, é normal!
-Sim, mas range quando mexo os braços!
-Já lhe receitei um guarda-chuva. Sei que é difícil encontrá-los na farmácia. Desta vez empresto-lhe o meu, mas tente arranjar um até à próxima consulta.
" pág. 17

"
[...] Há quem não pare de chorar para poder beber as lágrimas." pág. 22

"
O mistério que rodeia a pequena cantora excita-me. Faço uma colecção de imagens mentais das suas longas pestanas, das covinhas, do nariz perfeito e da ondulação dos lábios. Trato da sua recordação como de uma flor delicada, o que me alonga os dias.
Só penso numa coisa: encontrá-la de novo. Saborear, mais uma vez, o mais depressa possível, a mesma sensação inefável. Posso magoar-me, e depois? É uma questão de me consertarem mais vezes o coração. Desde que nasci não fazem outra coisa. estou em risco de vida? Talvez, mas também arrisco a vida se não voltar a vê-la e na minha idade isso ainda é mais grave.
" pág. 29

"
-Se tiveres medo de uma avaria, aumentas as hipóteses, justamente, de uma avaria." pág. 56

"
Amamo-nos como dois fósforos vivos. Não falamos, inflamamo-nos. Não nos beijamos, incendiamo-nos; o meu corpo transformou-se num tremor de terra de um metro e setenta de altura." pág. 81

Who is watching who?




sábado, julho 17, 2010

A Casa Quieta - Rodigo Guedes de Carvalho

Este é o primeiro livro que leio do Rodrigo Guedes de Carvalho. As expectativas eram, não vou negar, altas. Expectativas que não foram alcançadas com este livro... Tenho um outro, Mulher em Branco, para ler numa destas semanas...

"A Casa Quieta" retrata-se o amor, a traição, a perda, os sonhos, as pressões familiares para a natalidade, os rituais estabelecidos por nós, o distanciamento de entes queridos face ao donte mental... Isto tudo começando do fim, indo para o início e voltando para o fim, ou seja, partimos de 2005, depois somos levados para 1985 para depois retornar a 2005. A linguagem mais sofredora, mais liberta do pensamento das várias personagens no ano de 2005, torna a leitura difícil, por vezes confusa, onde se misturam o monólogo interno com o diálogo inventado ou desejado, numa fronteira por vezes ténue. Mesmo assim as várias histórias da história merecem uma leitura, embora não a ideal para depois de um longo dia de trabalho!

Alguns excertos:

"[...:] deixe-me falar-lhe de certas vezes em que tentei esconder nojo verdadeiro, em que senti que tinha tomado um caminho impenetrável, irresolúvel já, pelo número de anos que deixei andar [...:] perceber que me estava destinado defender quem não tem perdão possível, burlões assassinos assaltantes, ouvir a sua incongruente versão, escutar depoimentos a congeminar pontos de fuga, não a ouvir e indignar-me, não a ficar corado, insultá-los, passar à agressão
Sai-me já da frente
Quem te prende sou eu
mas a limitar-me a anuir, tirando apontamentos, revendo mentalmente artigos do código que me poderiam ser úteis, para assim serem úteis ao ladrão, ao violador
" pág. 108

"A coragem costuma esgotar-se-nos no essencial, e gerimos todo o silêncio que se segue na aturada engenharia de uma nova mentira, ou uma sucessão delas. Os militares chamam-lhe contenção de danos." pág. 119

"Os balanços são fáceis. Porque não adiantam nada. Chegamos a conclusões apenas para nos magoarmos. Ou para ter saudades. Quando na verdade não adianta. Gostamos de reflectir, de conjecturar. Achamos que isso faz de nós pessoas sensíveis, sensatas. Temos a mania das palavras. É o que distingue de facto dos animais. Somos bicho que adora conversar e que pensa que vai chegar a algum lado." pág. 165

"Apesar de não falar e parecer não ouvir. O meu marido havia de gostar que os filhos o visitassem. Está num sítio que dizem que é melhor para ele. Eu não compreendo que haja sítios melhores que a nossa casa. Mas também sei que nunca fui uma casa. Nunca fui a casa dele." pág. 175

sábado, junho 26, 2010

Michael Jackson: um ano depois

Já se passou um ano da morte de um dos ícones do mundo da música e entretenimento! Michael Jackson faleceu a 25 de Junho de 2009, deixando uma carreira cheia se sucessos!

Apesar de todas as controvérsias e dúvidas que pairam sobre a sua morte, Michael continua a mobilizar os fãs e apoiantes, que se desdobraram em várias cerimónias de homenagem.

http://memories.michaeljackson.com/


Foto:Tobias Schwarz / Reuters, in: http://img.timeinc.net/time/today_in_pictures/1006/tip_ny_0625_01.jpg

segunda-feira, junho 21, 2010

Marley e Eu de John Grogan


Ler "Marley e Eu" foi, em parte, regressar a um passado não muito distante. Não, o meu cão não era mal comportado, nem tão pouco tinha o mesmo porte de Maley... Bem, comparado com ele era uma autêntica miniatura de cão, daquelas que saem nos ovos de chocolate... Mas mesmo assim ambos tiveram o mesmo desfecho, uma morte indolor, serena e rápida...

Este livro é uma verdadeira aventura real que Grogan, um jornalista, teve a brilhante ideia de partilhar! Marley entra na vida dele e, a partir desse momento, tudo mudou! Marley foi realmente um cão mal comportado, destruidor de todo o tipo de objectos, de paredes e persianas, com uma fobia descomunal a trovoadas! Mas mesmo assim foi um membro da família por direito, com todos os bons momentos passados, pelo companheirismo e dedicação, pela protecção conferida por um cão de grande porte, embora Marley fosse mais adepto do "peace and love", ou seja, banhos de baba e lambidelas na face!

John Katz, autor de livros dedicados a cães, diz "espere rir, chorar e abanar a cabeça ao ler este livro. John Grogan compreende que a caminhada que as pessoas e os cães por vezes empreendem em conjunto são um reflexo de nós e do nosso mundo - da nossa própria humanidade, das alegrias e das tristezas e dos altos e baixos da vida." Não é publicidade enganosa, pois eu ri, chorei e abanei a cabeça... É uma história intensa, relaxada e emotiva, tudo ao mesmo tempo e, porventura, é esse o segredo para já ir na 29ª edição em Portugal...

Por tudo isso, teve direito à sua história publicada e adaptada ao cinema. É claro que a adaptação ao cinema não é a cópia exacta do filme, por isso recomendo os dois.

Sem sombra de dúvidas, um livro para 5 estrelas!! Para terminar ficam alguns excertos que eu seleccionei do livro e o trailer do filme. Como é óbvio, Marley teve direito ao seu espaço na Internet no site do autor John Grogan.

"Poderíamos ter comprado um pequeno iate com todo o dinheiro que gastámos com o nosso cão e nas coisas que ele destruía. Mas mais uma vez, quantos iates é que ficariam à nossa porta durante todo o dia até nós voltarmos? Quantos iates ansiariam pelo momento de nos saltar para o colo ou de descer a encosta e lamber-nos a cara num tobogã? Marley tinha conquistado o seu lugar na nossa família." (pág. 277)

A coluna que o John dedicou a Marley no jornal em que trabalhava na altura: "Nunca ninguém disse que ele era um cão bestial - ou sequer um bom cão. Era selvagem que nem um demónio e forte que nem um touro. Irrompeu através da vida com um estilo que normalmente associamos às catástrofes naturais. Tanto quanto sei, foi o único cão a ter sido expulso de uma escola de obediência. [...] Marley era um roedor de sofás, um rasgador de persianas, um lançador de saliva, um derrubador de caixotes do lixo. Quanto a inteligência, direi apenas que perseguiu a sua própria cauda até ao dia em que morreu, aparentemente convencido de estar à beira de realizar uma memorável proeza canina. [...] Uma pessoa pode aprender muitas coisas com um cão, até com um cão tresloucado como o nosso [...] Marley ensinou-me a viver cada dia com uma exuberância e alegria ilimitadas, a aproveitar o momento e a seguir o coração. Ensinou-me a apreciar as coisas simples, um passeio na floresta, um nevão fresco, uma sesta numa réstia de luz do Sol numa tarde de Inverno. E quando começou a ficar velho e doente, ensinou-me a ser optimista em face das adversidades. Essencialmente, ensinou-me a importância da amizade e da abnegação e, acima de tudo, da lealdade absoluta." (pág. 340)

E para terminar: "Um cão não tem necessidade nenhuma de carros sofisticados ou de casas sumptuosas ou de roupas da moda. Os símbolos de status não lhe dizem nada. Um pau lambido pelo mar serve perfeitamente. Um cão não julga os outros pela cor da pele, credo religioso ou classe social, mas sim por o que elas têm dentro se si mesmas. Um cão não se interessa em saber se somos riscos ou pobres, educados ou iletrados, burros ou inteligentes. Dêem-lhe o vosso coração que ele dar-vos-á o seu" (pág. 341)

quarta-feira, junho 16, 2010

Tugas foto da semana

A Revista Time, no seu website, coloca as fotos da semana... E não é que a foto da semana foi a de uma carrinha de apoio à Selecção Nacional na África do Sul!!



GIANLUIGI GUERCIA / AFP / Getty Images

Para comprovar basta seguir o link para a revista Time

segunda-feira, abril 13, 2009

Seja Pontual...

Certo Padre recebia um jantar de despedida pelos 25 anos de trabalho ininterrupto à frente de uma paróquia.

     Um político da região e membro da comunidade foi convidado para entregar o presente e proferir um pequeno discurso. O político atrasou-se...

    O sacerdote, então, decidiu proferir umas palavras, e começou dizendo:

     - A primeira impressão que tive da paróquia foi com a primeira confissão que ouvi. Pensei que o bispo me tinha enviado a um lugar terrível, pois a primeira pessoa que se confessou disse-me que tinha roubado um aparelho de TV, que tinha roubado dinheiro aos seus pais, também tinha roubado a firma onde trabalhava, além de ter aventuras amorosas com a esposa do chefe. Também noutras ocasiões se dedicava ao tráfico e a venda de drogas e para concluir, confessou que tinha transmitido uma doença à própria irmã. Fiquei assustadíssimo... Mas com o passar do tempo, entretanto, fui conhecendo mais gente que em nada se parecia com aquele homem... Inclusive vivi a realidade de uma paróquia cheia de gente responsável, com valores, comprometida com sua fé e desta maneira tenho vivido os 25 anos mais maravilhosos do meu sacerdócio...

     Nesse momento chega o político, e foi-lhe dada a palavra para entregar o presente da comunidade, prestando a homenagem ao padre. Pediu desculpas pelo atraso e começou o discurso dizendo:

     - Nunca vou esquecer do dia em que o padre chegou à nossa paróquia... Como poderia? Tive a honra de ser o primeiro a confessar-me com ele.

 

    Moral da história: "NUNCA CHEGUE ATRASADO".

sábado, abril 11, 2009

Cooltura

Questão:

Como nasceu o hábito de marido e mulher e/ou namorados andarem de mãos
dadas?



Resposta:

Foi um procedimento de iniciativa masculina e teve como preocupação
preventiva o seguinte efeito:
se a soltar, ela vai às compras.

segunda-feira, fevereiro 09, 2009

Enfermeiros excluídos de concurso...

Ora bem, já não bastava as dificuldades para arranjar emprego, vários enfermeiros estão a ser desclassificados nos cocursos por falta do certificado do, imagine-se, 12º ano...

Ver notícia na SIC...


sexta-feira, novembro 21, 2008

Gestão por objectivos


Era uma vez uma aldeia onde viviam dois homens que tinham o mesmo nome: Joaquim Gonçalves.
Um era sacerdote e o outro, taxista.

Quis o destino que morressem no mesmo dia. Quando chegaram ao céu, São Pedro esperava-os.

 - O teu nome ?
- Joaquim Gonçalves.
- És o sacerdote ?
- Não, o taxista.

São Pedro consulta as suas notas e diz:
- Bom, ganhaste o paraíso. Levas esta túnica com fios de ouro e este ceptro de platina com incrustações de rubis. Podes entrar.

- O teu nome ?
- Joaquim Gonçalves.
- És o sacerdote ?
- Sim, sou eu mesmo.
- Muito bem, meu filho, ganhaste o paraíso. Levas esta bata de linho e este ceptro de ferro.

O sacerdote diz:
- Desculpe, mas deve haver engano. Eu sou o Joaquim Gonçalves, o sacerdote!
- Sim, meu filho, ganhaste o paraíso. Levas esta bata de linho e...
- Não pode ser! Eu conheço o outro senhor. Era taxista, vivia na minha aldeia e era um desastre! Subia os passeios, batia com o carro todos os dias, conduzia pessimamente e assustava as pessoas. Nunca mudou, apesar das multas e repreensões policiais. E quanto a mim, passei 75 anos pregando todos os
domingos na paróquia. Como é que ele recebe a túnica com fios de ouro e eu... isto?

- Não é nenhum engano - diz São Pedro. - Aqui no céu, estamos a fazer uma gestão mais profissional, como a que vocês fazem lá na Terra.
- Não entendo!
- Eu explico. Agora orientamo-nos por objectivos. É assim: durante os últimos anos, cada vez que tu pregavas, as pessoas dormiam. E cada vez que ele conduzia o táxi, as pessoas começavam a rezar.
Resultados! Percebeste? Gestão por Objectivos! O que interessa são os resultados, a forma de lá chegar é completamente secundária...!

quarta-feira, novembro 19, 2008

Idade do cérebro

Este jogo(teste) japonês vai mostrar se seu cérebro é mais jovem ou mais velho do que o resto do seu corpo.

Como jogar:

1. Clique no site abaixo;

2. Quando abrir a página, tecle 'start;'

3. Aguarde pelo 3, 2, 1.

4. Memorize a posição dos números e clique nos círculos, sempre do menor para o maior número, começando pelo ZERO, se ele estiver presente.

5. No final do jogo, o computador vai dizer a idade do seu cérebro. 

segunda-feira, novembro 17, 2008

A importância das cores no vestuário

Napoleão Bonaparte, durante as suas batalhas usava sempre uma camisa de cor vermelha.

Para ele era importante porque, se fosse ferido, na sua camisa vermelha não se notaria o sangue e os seus soldados não se preocupariam e também não deixariam de lutar.

Toda uma prova de honra e valor.



Duzentos anos mais tarde, José Sócrates usa sempre calças castanhas...  

sábado, setembro 27, 2008

Conselho do dia

Quando sentires:

- Que não tens onde te apoiar

- Que o mundo te vai cair em cima

- Que não vês luz ao fundo do túnel

- Que o chão te foge de baixo dos pés...









TU CORRE, CARAGO ! Que essa merda é um terramoto!

quinta-feira, setembro 18, 2008

Movimento Pijaminha

Para quem não sabe o Instituto Português de Oncologia é na Praça de Espanha http://www.ipolisboa.min-saude.pt/

São necessários (principalmente) pijamas para as crianças que estão no IPO a fazer tratamentos de quimioterapia. Após os tratamentos, os pijamas ficam muito sujos e gastam-se rapidamente. Esta ideia surgiu há dois anos e hoje já é apelidada de *MovimentoPijaminha* pelo sucesso que têm tido os esforços conseguidos! As necessidades existentes passam pela falta de pijamas, pantufas, chinelos,meias, robes e fatos de treino.Para todos a vida não está fácil, mas dentro das possibilidades de cada umhá sempre espaço para participar, comprando ou obtendo junto de amigos e familiares agasalhos que já não sirvam. No ano passado foram entregues 76 pijamas e o IPO ficou muito satisfeito com esta dádiva. Este ano vamos repetir a façanha, e se possível ultrapassar este número. Se divulgarem já estão a ajudar!!!

terça-feira, setembro 16, 2008

segunda-feira, setembro 15, 2008

domingo, setembro 14, 2008

As promessas dos políticos

ANTES DA TOMADA DE POSSE


O nosso partido cumpre o que promete.
Só os tolos podem crer que
não lutaremos contra a corrupção.
Porque, se há algo certo para nós, é que
a honestidade e a transparência são fundamentais.
para alcançar nossos ideais
Mostraremos que é grande estupidez crer que
as máfias continuarão no governo, como sempre.
Asseguramos sem dúvida que
a justiça social será o alvo de nossa acção.
Apesar disso, há idiotas que imaginam que
se possa governar com as manchas da velha política.
Quando assumirmos o poder, faremos tudo para que
se termine com os marajás e as negociatas.
Não permitiremos de nenhum modo que
nossas crianças morram de fome.
Cumpriremos nossos propósitos mesmo que
os recursos económicos do país se esgotem.
Exerceremos o poder até que
Compreendam que
Somos a nova política.

DEPOIS DA TOMADA DE POSSE
Lê o texto debaixo para cima...

quarta-feira, setembro 10, 2008

Sobre a vírgula

Campanha dos 100 anos da ABI (Associação Brasileira de Imprensa).

Vírgula pode ser uma pausa... ou não.
Não, espere.
Não espere.

Ela pode sumir com seu dinheiro.
23,4.
2,34.

Ela pode ser a solução.
Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.

A vírgula muda uma opinião.
Não queremos saber.
Não, queremos saber.

Uma vírgula muda tudo.

ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação.

terça-feira, setembro 09, 2008

Dão-se dálmatas



Dão-se Dálmatas! (se puderem passem aos V/ contactos)

Olá a todos!

A Pintas a= cabou de ser mãe pela primeira vez.
Para estreante portou-se muito bem= , e conseguiu a proeza de ter 13
cachorrinhos !!!
Agradecia a quem quisesse ficar com um destes bébés= LINDOS que me
mandasse um mail, ou se souberem de alguém que queira s= er dono destes
amores !!!



Claro que eles só puderão s= air de ao pé da mãe com dois meses, mas não
custa nada ir já arranjando uma casinha para cada um deles !!!
Obrigad= a,

Sofia (minitamartins@hotmail.com)



P.S. - Se puderem = passem aos v/contactos.

segunda-feira, setembro 08, 2008

Alfisina...

Você sabe o que é ALFISINA?

- Não sabe o que é ALFISINA?

Então, é tempo de aprender, porque sempre pode precisar... lol