No Dubai (como não podia deixar de ser) vai ser construído a primeira Torre Giratória completamente auto-sustentável.
A empresa Dynamic Architecture, sob o projecto de David Fisher, projectaram um arranhe-céus altamente futurista: um edifício giratório a ser construído no Dubai. Esta Torre Giratória, tal como o nome indica, gira em 360º, cada um dos andares gira de forma independente, para desta forma melhor aproveitar a energia solar e do vento. A volta completa demorará cerca de 90 minutos, em modo automático, o que equivale a cerca de 6 metros por minutos. Desta forma, em teoria, torna-se imperceptível aos humanos. Caso contrario, cada um pode regular a velocidade desejada.
O edifício terá 68 andares, 313 metros de altura e capacidade para quase 2 centenas de apartamentos, escritórios e hotel de 6 estrelas... Como é óbvio, não será para todos os bolsos...
A grande vantagem desta Torre Giratória é a sua capacidade para se autofornecer da energia necessária! Para além disso, poderá ainda fornecer energia, pois à partida, terá capacidade para produzir mais energia do que a consumida. Assim terá painéis solares no telhado e terá 48 turbinas entre os pisos dos edifício (que não irão incomodar os habitantes).
Mais informações no site da Dynamics Architecture.