quinta-feira, outubro 26, 2006

O pós-Eurochocolate


Infelizmente o Eurochocolate acabou este domingo… Foram 9 dias cheios de chocolate sob as mais variadas formas e feitios! Mas mesmo, e ainda sem estarmos fartos de chocolate, fomos na segunda à fábrica de chocolate da Nestlé aqui em Perugia. Nesse dia tinha fechado por causa da semana do Eurochocolate… Provavelmente para reabastecer a loja da fábrica, pois alguns chocolates estão esgotados… Voltamos lá na terça. Lá existe um museu sobre a história dos fundadores da marca Perugina e as alterações que os vários produtos da marca sofreram. Em 1997 a marca Perugina foi comprada pela Nestlé, e agora a fábrica produz não só os Baci e outros chocolates e rebuçados da marca, como também pelo menos os ovos da Páscoa da Nestlé e o Kit Kat. Isto foi o que vimos nesta secção da fábrica, pois esta é enorme com imensos pavilhões! A marca Perugina já tem mais de 90 anos, mas começou por fazer pequenos rebuçados. Os chocolates vieram mais tarde.

No museu existe fotos dos fundadores, das 3 fábricas da marca que já existiram, a última está a laborar desde da década de 60. Penso que no máximo estiveram 2 fábricas a laborar até abrir a última em S. Sisto(que já foi ampliada). O nome da marca Perugina vem, como é fácil perceber, do nome da cidade Perugia. Perugina quer dizer “de Perugia”. Existem várias embalagens da marca e principalmente do Baci. Inclusive está uma réplica da BaciOne, que foi o Baci gigante construído em chocolate durante 1000 horas de trabalho para o Eurochocolate de 2003. Desde essa altura é o maior chocolate individual do mundo, entrando para o Guiness Book of Records com as seguintes características: 1000 horas de trabalho, altura de 2,155 metros, 5980 kg, 7,26 metros de largura na base e 2,31 metros na parte superior (onde no Baci real está a avelã). Foi transportado para a principal praça da cidade (Piazza IV Novembre). No dia 26 Outubro foi exposto ao público e à comunicação social como mandas as regras do Guiness. Nesse mesmo dia foi medido e pesado. Depois disso foi partido e dado aos visitantes do evento. Obviamente que nesse dia a confusão foi total! O que demorou 1000 horas a fazer, foi destruído e dado aos visitantes em 4 horas…

Borlas? Sim tivemos direito a provar não o Baci mas outros chocolates e gomas da marca. Para além disso deram-nos uma embalagem (igual às que estão no supermercado J) do Kit Kat em forma de bolinhas (é uma variante nova do Kit Kat). Os Baci, só mesmo comprando…

Aqui existem várias formas do Baci. Temos o normal no tamanho normal e em miniatura, o Baci in Rosso que tem cereja. Os Baci estão nas caixas normais e em embalagens especiais: em canequinas, em bules onde se faz o café, em mealheiros de latão, em caixas com peluches como brinde…

Enfim, foi o dia em que mais Baci vi em toda a minha vida! Para que se saiba, durante um ano são produzidos mas de 500 milhões de Baci (tamanho normal e miniatura), é utilizado mais de 18 mil km de papel de embrulho, num minuto são produzidos 1500 Baci… É só fazer as contas e ver que é um produto coqueluche da Nestlé!

segunda-feira, outubro 16, 2006

O Eurochocolate

Nunca comi tanto chocolate de borla como nestes últimos dois dias! Não é que haja muitas empresas a oferecer chocolate, mas as que estão dão bastante e são muito bons! Algumas marcas e / ou produtos não existem em Portugal! Por aqui há de tudo: desde o chocolate normal que se encontra em qualquer superfície comercial, até ao chocolate puro (alguns são 95% de cacao e 5% de açúcar, mais nada e são bons!...), passando pelo chocolate com absinto, pimenta/malagueta, cannabis (não sei se de forma legal ou não), canela, menta, baunilha, café, chá verde, e uns quantos nomes esquisitos… Produzidos na Itália, Brasil, Venezuela, China, etc… Há chocolate quente a toda a hora (já provei o chocolate quente com menta, que estava óptimo, e não tem nada a ver com os chocolates quentes que já bebi em Portugal!).
Para além do chocolate para provar e comprar, existem as ofertas dos patrocinadores. Neste caso os Correios Italianos (Poste Italiane) oferecem o que estiver na caixa de escolheres (chocolates, cd’s música, porta-chaves), em troca tens de votar no teu selo preferido referente ao Eurochocolate que que o mais votado será depois emitido; a Coca-Cola oferece latas pequenas de Coca-Cola Light; a Nestee oferece um Nestee; a TIM (operadora telemóvel) oferece meias para telemóvel; a Togo (bolachas com chocolate) oferece uma mochila e em troca tens de ouvir 4 músicas e escolher a que mais gostas (em que a mais votada será escolhida para o próximo spot publicitário); uma associação ou empresa (?) faz troca de latas de sumos por chocolates; a Nestlé oferece saquetas de Nesquik. O melhor disto tudo é que podes lá ir tantas as vezes que quiseres até ruptura do stock!... O mesmo acontece com o chocolate oferecido!
Mas o melhor disto tudo é que hoje ainda é segunda-feira e dura até ao próximo domingo! Quem quiser vir ainda vem muito a tempo!...

Pergunta do dia: Porque é que em Portugal não há algo parecido com isto?

As cruzadas por terras italianas

Em Itália vai já para três semanas, cheio de saudades de tudo o que é Tuga! Não, ainda não cheguei ao limite! Ainda não tenho saudades das canções pimba nem nada disso! Mas sinto falta dos meus pais, da minha irmã, do resto da minha família e amigos… Sinto falta de ouvir alguém falar português, de ouvir alguém a criticar uma qualquer medida do Governo (quer essa mesma medida fosse boa ou má), do pão e da cozinha portuguesa… Os legumes são diferentes, o arroz e os enchidos também… Enfim, "em Roma sê romano" e não temos outra alternativa! Pelo menos a massa e os molhos para ela são bons!
Cada vez mais acho que os condutores portugueses servem de exemplo de boa condução! Por cá é muitíssimo fácil encontrar alguém a conduzir sem cinto de segurança (que também é obrigatório) e a 100 km/h quando o limite é 50 km/h. Já vi pessoas a conduzir e a ler uma revista ao mesmo tempo; já vi a pararem no meio de uma rotunda para atender uma chamada de telemóvel; já vi, e muitas vezes, a conduzirem em sentido contrário e a ultrapassar em dupla linha contínua… Portanto, Portugal é mais seguro para andar na estrada! E nas passadeiras… Existem pessoas contratadas para, pelo menos de manhã, servirem de sinaleiros para os miúdos puderem atravessar a passadeira em frente à escola ou nas paragens dos autocarros perto da escola.
Por cá, a cidade é esquisita! Perugia está edificada em colinas e o que mais há são subidas (e consequentemente descidas) e ruas estreitas demais. Nalguns casos os condutores têm de fazer manobras para entrar numa dessas ruas. A cidade é velha e mal cuidada. A zona centro e centro histórico faz lembrar a zona ribeirinha do Porto, cheia de casas como que coladas umas nas outras. Só que aqui as casas são velhas por fora e por dentro. Poucas são as que estão a ser restauradas. Algo engraçado é que existem alguns elevadores e passadeiras rolantes para ligar lugares importantes e com muito tráfego de transeuntes.
No apartamento onde eu e a Joana estamos não temos televisão, pelo que não sei o que está a acontecer por terras Lusas. No entanto ainda não me sinto mal com esta minha ignorância!
Sobre os hospitais falo noutra ocasião que a escrita já vai longa!
Nota informativa: de 14 a 22 de Outubro ocorre em Perugia o Eurochocolate (www.eurochocolate.com), que é um festival e feira de chocolate que atrai turistas de toda a Itália e fora dela. Se ouvires ou vires qualquer notícia sobre este evento, ele está a decorrer (no centro histórico) perto da rua onde moramos (Corso Garibaldi).

sexta-feira, outubro 06, 2006

Uma semana em Italia

Em Italia vai para uma semana, ja é tempo de fazer um balnço, coisa que os Tugas adoram fazer e na qual sao "experts"...

Para ja, os teclados dos computadores sao diferentes, dai nao estar a colocar acentos, pois simplesmente nao os ha... Aqui as letras com acentos estao a ocupar os lugares das teclas que em Portugal tem aos acentos... Portanto esquece o acento agudo, greve, circunflexo e o til!

Os italianos da regiao que estamos sao perigosos a conduzir! Nao ha Stpo's, sinais vermelhos, passadeiras e sentidos contrarios! Noutro dia via uma senhora a conduzir e a ler uma revista e uma outra parou no meio de uma passadeira para falar ao telemovel... Tambem ja vi varios e varias a conduzir na faixa contraria... Aqui temos sempre que olhar para ambos os lados da estrada ou... estamos sujeitos a ter de usar muletas por algum tempo...