Infelizmente o Eurochocolate acabou este domingo… Foram 9 dias cheios de chocolate sob as mais variadas formas e feitios! Mas mesmo, e ainda sem estarmos fartos de chocolate, fomos na segunda à fábrica de chocolate da Nestlé aqui em Perugia. Nesse dia tinha fechado por causa da semana do Eurochocolate… Provavelmente para reabastecer a loja da fábrica, pois alguns chocolates estão esgotados… Voltamos lá na terça. Lá existe um museu sobre a história dos fundadores da marca Perugina e as alterações que os vários produtos da marca sofreram. Em 1997 a marca Perugina foi comprada pela Nestlé, e agora a fábrica produz não só os Baci e outros chocolates e rebuçados da marca, como também pelo menos os ovos da Páscoa da Nestlé e o Kit Kat. Isto foi o que vimos nesta secção da fábrica, pois esta é enorme com imensos pavilhões! A marca Perugina já tem mais de 90 anos, mas começou por fazer pequenos rebuçados. Os chocolates vieram mais tarde.
No museu existe fotos dos fundadores, das 3 fábricas da marca que já existiram, a última está a laborar desde da década de 60. Penso que no máximo estiveram 2 fábricas a laborar até abrir a última em S. Sisto(que já foi ampliada). O nome da marca Perugina vem, como é fácil perceber, do nome da cidade Perugia. Perugina quer dizer “de Perugia”. Existem várias embalagens da marca e principalmente do Baci. Inclusive está uma réplica da BaciOne, que foi o Baci gigante construído em chocolate durante 1000 horas de trabalho para o Eurochocolate de 2003. Desde essa altura é o maior chocolate individual do mundo, entrando para o Guiness Book of Records com as seguintes características: 1000 horas de trabalho, altura de 2,155 metros, 5980 kg, 7,26 metros de largura na base e 2,31 metros na parte superior (onde no Baci real está a avelã). Foi transportado para a principal praça da cidade (Piazza IV Novembre). No dia 26 Outubro foi exposto ao público e à comunicação social como mandas as regras do Guiness. Nesse mesmo dia foi medido e pesado. Depois disso foi partido e dado aos visitantes do evento. Obviamente que nesse dia a confusão foi total! O que demorou 1000 horas a fazer, foi destruído e dado aos visitantes em 4 horas…
Borlas? Sim tivemos direito a provar não o Baci mas outros chocolates e gomas da marca. Para além disso deram-nos uma embalagem (igual às que estão no supermercado J) do Kit Kat em forma de bolinhas (é uma variante nova do Kit Kat). Os Baci, só mesmo comprando…
Aqui existem várias formas do Baci. Temos o normal no tamanho normal e em miniatura, o Baci in Rosso que tem cereja. Os Baci estão nas caixas normais e em embalagens especiais: em canequinas, em bules onde se faz o café, em mealheiros de latão, em caixas com peluches como brinde…
Enfim, foi o dia em que mais Baci vi em toda a minha vida! Para que se saiba, durante um ano são produzidos mas de 500 milhões de Baci (tamanho normal e miniatura), é utilizado mais de 18 mil km de papel de embrulho, num minuto são produzidos 1500 Baci… É só fazer as contas e ver que é um produto coqueluche da Nestlé!