sábado, dezembro 15, 2007

Esperma é um presente...

Usar esperma para engravidar, sem autorização do homem, pode render processo mas não caracteriza roubo porque “uma vez produzido, o esperma se torna propriedade” da mulher. O entendimento é de uma corte de apelação em Chicago, nos Estados Unidos, que devolveu uma ação por danos morais à primeira instância, para análise do mérito.

O médico Richard O. Phillips acusa a também médica Sharon Irons de “traição calculada, pessoal e profunda" ao final do relacionamento caso que mantiveram seis anos atrás. Ela teria guardado sêmen depois de fazerem sexo oral, e usado o esperma para engravidar.

Phillips alega que só descobriu a existência da criança quando Sharon ingressou com ação exigindo pensão alimentícia. Testes de DNA confirmam a paternidade. As informações são do site Espaço Vital.

O médico então processou Sharon por danos morais, roubo e fraude. A ação foi preliminarmente recusada pela Justiça de primeira instância, mas agora o caso por danos morais deverá prosseguir. Os juízes da corte de apelação descartaram as pretensões quanto à fraude e ao roubo, afirmando que "a mulher não roubou o esperma".

O colegiado levou em consideração o depoimento da médica. Ela afirma que quando o então namorado "entregou seu esperma, isso foi um presente". Para o tribunal, "houve uma transferência absoluta e irrevogável de título de propriedade entre doador e receptora" e "não houve acordo de que o depósito teria de ser devolvido quando solicitado".

Revista Consultor Jurídico, 27 de fevereiro de 2005

In: http://conjur.estadao.com.br/static/text/33188,1

Fonte imagem: http://www.infoescola.com/imagens/3327espermatozoide.jpg

Brincar aos médicos - versão 2007

- Onde é que tu estavas? - Pergunta a mãe à menininha.
- No quarto, a brincar aos médicos com o Joãozinho. Ele era o médico e eu adoente.
A mãe dá um grito e um salto da cadeira.
- Aos médicos!?!
- Médicos da Caixa, mãe. Ele nem me atendeu!

terça-feira, dezembro 11, 2007

Vampiros...


Hoje vi um documentário na RTP2 sobre os vampiros, criaturas odiadas por uns, amadas por outros... O objectivo era tentar verificar se existiram ou foram alvo de impulação popular. assim sendo, perante a análise de notícias dos jornais, do contexto de saúde e de conhecimentos científicos da altura, pode-se colocar uma nova hipótese.

Os jornais da altura, referiam que muitas pessoas morriam porque eram "consumidas", no entanto os sintomas descritos nesses jornais, enquadram-se hoje na tuberculose pulmonar. A pessoa fica pálida, com diminuição do apetite, dificuldade em respirar e em se mobilizar. Durante a noite pioravam, pois ao estarem deitadas existia uma acumulação de água, ar e de sangue ao nível pulmonar, agravando os sintomas...

Como o vampiro é um familiar que morreu e que ataca os seus familiares (segundo o mito popular), os populares desenterravam os cadáveres e, sem conhecer os processos fisiológicos de decomposição, achavam que o cadáver não estava morto pois:

  1. as unhas, cabelos e pêlos faciais estavam maiores - o que resulta da decomposição dos tecidos que estão debaixo da pele, o que desta forma leva a que a pele vá enrugando dando a ilusão de que cresceram... mas na verdade não existem tecidos para suportar a própria pele;
  2. o tórax e face estão inchados - deve-se à acumulação de gases que resultam da decomposição, dando a ilusão de que sofrem do pecado da gula;
  3. gemidos e sopros vindos do cadáver - resulta da saída dos gases referidos acima através das vias respiratórias, o que provoca um som grutural, dando a ilusão de que realmente estava vivo aquando o espeto da estaca no coração (pois é uma das formas de matar os vampiros);
  4. vestígios de sangue na boca - durante o processo de decomposição, o corpo vai ficando mais líquido, sendo assim natural que estes escapem pelos orifícios naturais do corpo, o que dava a ilusão de que o cadáver andava a alimentar-se;
Quando já não havia coração para colocar a estaca, os ossos das pernas eram partidos e eram colocados no tórax. Desta forma, o cadáver não teria forma de andar no mundo dos vivos.


Fonte da imagem: http://www.kboing.com.br/papeldeparede/m_papeldeparede.php?papel=3937vampiro

quinta-feira, dezembro 06, 2007

Testes Para Saber Algo Possivelmente Útil (1)

You Will Be a Cool Parent

You seem to naturally know a lot about parenting, and you know what kids need.
You can tell when it's time to let kids off the hook, and when it's time to lay down the law.
While your parenting is modern and hip, it's not over the top.
You know that there's nothing cool about a parent who acts like a teenager... or a drill sergeant!


Visto isto, só falta dizer "Quem quer casar com a carochinha?" ;)

segunda-feira, dezembro 03, 2007

A gasolina

Hoje fui por gasolina e fiquei impressionado... Com 30€ quase que atestava... Desta vez pouco mais de meio... :(

Se não tivesse uma entrevista em Viseu, adaptava o carro para ficar parecido com o da foto!