quinta-feira, setembro 08, 2011

Victoria - Austrália


A Shinta da Indonésia, fez-me um surpresa com este postal do estado de Victoria, Austrália. Ete estado alberga uma colónia de pinguins.

"Vitória (em inglês: Victoria) é um estado da Austrália, no sudeste da porção continental do país. Localiza-se ao sul de Nova Gales do Sul; ao norte e ao oeste do Oceano Pacífico; e ao leste do estado da Austrália Meridional. Sua capital é Melbourne.


É o segundo estado mais populoso da Austrália, atrás somente do estado de Nova Gales do Sul, com cerca de 5 milhões de habitantes. Seu crescimento vegetativo é em torno de 1,0% ao ano. Além disso, é o estado mais densamente povoado do país, com uma densidade populacional de 22,08/km². Sua capital, Melbourne, concentra mais de 70% de sua população. Victoria é, também, o mais industrializado estado australiano.

Fez parte de Nova Gales do Sul até 1851, quando se tornou colónia da coroa britânica. Obteve governo próprio em 1855 e tornou-se estado federado na Comunidade da Austrália em 1901.

A tradicional rivalidade entre Melbourne e Sydney vem desde o século XIX. Isso porque os colonizadores, que se estabeleceram na época em Port Phillip (distrito de Nova Gales do Sul), recusavam-se a receber os condenados enviados pelas autoridades de Sydney e, alem disso, lutaram até serem reconhecidos como uma colônia independente de Nova Gales do Sul.
O nome Vitória foi uma homenagem à rainha Vitória do Reino Unido, e o nome da capital homenageou o primeiro-ministro, lorde Melbourne.

Hoje, Sydney e Melbourne, as cidades mais importantes da Austrália, disputam a liderança industrial e financeira do país; Melbourne tem mais chances de exercer o papel de capital industrial.
Sua área total é de 237.629 km² (227.416 km² de terra, e 10.213 km² de água). É o menor estado da Austrália continental." In: Wikipedia

Sem comentários: