segunda-feira, abril 17, 2006

Fime na TV

Na Sexta-Feira Santa (para alguns, pois há quem prefira a “Segunda-Feira Santa”) vi na RTP “A Paixão de Cristo” de Mel Gibson, que já tinha visto metade. Devo confessar que achei o filme violento, chocante e toca numa perspectiva que nunca me tinha passado pela cabeça! Para além de querer espicaçar e relançar o tema para a praça pública, talvez fosse um dos objectivos do Mel Gibson: chocar para obrigar a pensar, para obrigar à não indiferença!

Ao adormecer sobre o assunto fiquei triste! A filosofia, o espírito do filme não encontra eco, não é espelhado na realidade actual! As Cruzadas, a Inquisição, a proibição do uso de contraceptivos… Padres (e quando digo padres também me refiro aos restantes membros da hierarquia) que conduzem BMW, Audi, Mercedes, quando um Fiat, Renault, Ford têm rodas, volante e funcionam com combustíveis… Padres a cobrar 300-600 Euros para irem na procissão das festividades da SUA paróquia… Alta costura para a vestimenta usada pelos padres…

Sei que a Igreja, como instituição, faz um bom trabalho de apoio aos mais carenciados, etc. Também já ouvi muitas vezes que a Igreja é feita pelos cidadãos. No entanto, os padres, bispos, arcebispos são os representantes dos cidadãos! Para além disso são gestores! Gestores dos fundos monetários, dos espaços religiosos, etc. Como é que querem atrair/rejuvenescer se, por vezes, reflectem o lado negro da sociedade? Não estou a dizer para andarem de carroça! Apenas que sirvam de modelo (teórico e prático) e inspiração par quem vê na Igreja o seu reflexo, os seus ideais… Tal como eu já vi e… agora não sei se vejo!... ou se algum dia verei…

Com isto não quero desconverter ninguém! Lá por eu ver TV, ler (jornais, revistas, livros, as legendas dos filmes estrangeiros…), navegar na net, incentivar o uso do preservativo, não me dá (nem me dará!) o direito de o fazer! Da mesma forma que lanço críticas a esta religião também o faço a outra qualquer! Nenhuma é perfeita! Mas é isso mesmo que a obriga à abertura e ao dinamismo! Para que se esclareça: já há alguns anos que não me identifico com nenhuma religião! Nem sinto necessidade disso! Acredito em mim e no que posso fazer! É o que me basta!...


Pergunta do dia: Porque é que o feriado da Sexta-Feira Santa não é respeitado? Se o feriado é na sexta, porque é que é gozado na segunda?

Pergunta retórica do dia: Porque é que defendo o uso do preservativo?

Sem comentários: