sexta-feira, abril 04, 2008

Parvoíces do País Real


No início deste ano comecei a trabalhar como "Trabalhador Independente" e para não fazer asneiras, dirigi-me a uma Repartição das Finanças (mais apenhada que o Centro de Saúde) em vez de o fazer via net. Atende-me um funcionário com lentificação motora (e não só):

Miguel (M) - Bom dia!
Funcionário (F) - Bom dia, diga lá. (estive quase para dizer...)
M - Pretendo dar Início de Actividade no regime de Isenção.
F - Dê-me o seu cartão de contribuinte. (já estava em cima da mesa...)

Passados uns largos segundos...

F - Pretende estar no regime de isenção para estas duas actividades profissionais?
M - Exactamente!

Passados mais uns bons largos segundos...

F - Para a primeira actividade está isento até ao limite dos 10 000€, para a segunda actividade está sempre isento. Tem de especificar qual o regime de isenção quando emitir algum recibo verde.
M - Sim, eu sei. (10 000€... nem lá perto, mas enfim...)
F - Pronto, então agora assina nesta cópia e fica com a outra para si.

Até aqui a história empolgante estava a correr lindamente. O senão: pedi ao meu tio para confirmar se tudo estava bem e... resultado? NÃO! O parvalhão do funcionário colocou-me no regime de tributação trimestral do IVA... O que implica cobrar IVA e fazer retenção na fonte de 20%... Toca a lá ir de tarde, mas o burro já não podia fazer porque ele não tem esse tipo de permissões...

Lá fiz uma carta, para o chefe da repartição, a informar do erro do funcionário e que pretendia ver a situação corrigida... Já passaram 3 meses e 3 idas às finanças...


Hoje, saído na noite (11h e meia de trabalho), depois de ter feito uma múmia (houve um óbito às 7h), mais 50 km de viagem para Braga, lá fui às finanças para ter novidades...

O dito funcionário foi para a reforma e "não resolveu o problema" (foi a forma simpática que a funcionária de hoje teve para dizer "ele nem tocou no assunto"). Agora nem eles sabem bem o que fazer, porque devia ser o próprio funcionário que faz o erro a pedir a sua correcção. Como a peça rara está na reforma, como é óbvio não será ela a fazer o pedido... E agora, as finanças de Lisboa podem-se recusar a fazer a correcção, de um erro que não foi meu!...

Resultado, ainda bem que estava sedado de ter feito a noite... caso contrário a funcionária podia ter ouvido o que não gosta...

Como diria alguém "E o burro sou eu?..."

4 comentários:

Cabra Expiatória disse...

Não te preocupes que isso dentro de 7 anos está resolvido. Podes sempre aproveitar para ir ao Tibete e juntares te à festa!

Miguel disse...

confesso que até já fico com nervos só de pensar que tenho de lá voltar daqui a uns dias... ou nas palavras da funcionária que me atendeu hoje "Olhe, vá passando por cá!"... eles até oferecem rebuçados para lá ir passando...

mik@ disse...

pois lá está...

o pessoal qualificado e com canudo ta na rua - mas shiuuu que o ministro não sabe, tadito- e os trolls estão a trabalhar... depois dá em burradas como essa.

até tenho medo de perguntar... mas tu és enfermeiro, médico legista ou... agente funerário???
(outras hipoteses tb sao validas)

lol bjinhos

Miguel disse...

lol... enfermeiro, a trabalhar no IPO Porto, mas a viver em Braga...