quinta-feira, outubro 26, 2006

O pós-Eurochocolate


Infelizmente o Eurochocolate acabou este domingo… Foram 9 dias cheios de chocolate sob as mais variadas formas e feitios! Mas mesmo, e ainda sem estarmos fartos de chocolate, fomos na segunda à fábrica de chocolate da Nestlé aqui em Perugia. Nesse dia tinha fechado por causa da semana do Eurochocolate… Provavelmente para reabastecer a loja da fábrica, pois alguns chocolates estão esgotados… Voltamos lá na terça. Lá existe um museu sobre a história dos fundadores da marca Perugina e as alterações que os vários produtos da marca sofreram. Em 1997 a marca Perugina foi comprada pela Nestlé, e agora a fábrica produz não só os Baci e outros chocolates e rebuçados da marca, como também pelo menos os ovos da Páscoa da Nestlé e o Kit Kat. Isto foi o que vimos nesta secção da fábrica, pois esta é enorme com imensos pavilhões! A marca Perugina já tem mais de 90 anos, mas começou por fazer pequenos rebuçados. Os chocolates vieram mais tarde.

No museu existe fotos dos fundadores, das 3 fábricas da marca que já existiram, a última está a laborar desde da década de 60. Penso que no máximo estiveram 2 fábricas a laborar até abrir a última em S. Sisto(que já foi ampliada). O nome da marca Perugina vem, como é fácil perceber, do nome da cidade Perugia. Perugina quer dizer “de Perugia”. Existem várias embalagens da marca e principalmente do Baci. Inclusive está uma réplica da BaciOne, que foi o Baci gigante construído em chocolate durante 1000 horas de trabalho para o Eurochocolate de 2003. Desde essa altura é o maior chocolate individual do mundo, entrando para o Guiness Book of Records com as seguintes características: 1000 horas de trabalho, altura de 2,155 metros, 5980 kg, 7,26 metros de largura na base e 2,31 metros na parte superior (onde no Baci real está a avelã). Foi transportado para a principal praça da cidade (Piazza IV Novembre). No dia 26 Outubro foi exposto ao público e à comunicação social como mandas as regras do Guiness. Nesse mesmo dia foi medido e pesado. Depois disso foi partido e dado aos visitantes do evento. Obviamente que nesse dia a confusão foi total! O que demorou 1000 horas a fazer, foi destruído e dado aos visitantes em 4 horas…

Borlas? Sim tivemos direito a provar não o Baci mas outros chocolates e gomas da marca. Para além disso deram-nos uma embalagem (igual às que estão no supermercado J) do Kit Kat em forma de bolinhas (é uma variante nova do Kit Kat). Os Baci, só mesmo comprando…

Aqui existem várias formas do Baci. Temos o normal no tamanho normal e em miniatura, o Baci in Rosso que tem cereja. Os Baci estão nas caixas normais e em embalagens especiais: em canequinas, em bules onde se faz o café, em mealheiros de latão, em caixas com peluches como brinde…

Enfim, foi o dia em que mais Baci vi em toda a minha vida! Para que se saiba, durante um ano são produzidos mas de 500 milhões de Baci (tamanho normal e miniatura), é utilizado mais de 18 mil km de papel de embrulho, num minuto são produzidos 1500 Baci… É só fazer as contas e ver que é um produto coqueluche da Nestlé!

segunda-feira, outubro 16, 2006

O Eurochocolate

Nunca comi tanto chocolate de borla como nestes últimos dois dias! Não é que haja muitas empresas a oferecer chocolate, mas as que estão dão bastante e são muito bons! Algumas marcas e / ou produtos não existem em Portugal! Por aqui há de tudo: desde o chocolate normal que se encontra em qualquer superfície comercial, até ao chocolate puro (alguns são 95% de cacao e 5% de açúcar, mais nada e são bons!...), passando pelo chocolate com absinto, pimenta/malagueta, cannabis (não sei se de forma legal ou não), canela, menta, baunilha, café, chá verde, e uns quantos nomes esquisitos… Produzidos na Itália, Brasil, Venezuela, China, etc… Há chocolate quente a toda a hora (já provei o chocolate quente com menta, que estava óptimo, e não tem nada a ver com os chocolates quentes que já bebi em Portugal!).
Para além do chocolate para provar e comprar, existem as ofertas dos patrocinadores. Neste caso os Correios Italianos (Poste Italiane) oferecem o que estiver na caixa de escolheres (chocolates, cd’s música, porta-chaves), em troca tens de votar no teu selo preferido referente ao Eurochocolate que que o mais votado será depois emitido; a Coca-Cola oferece latas pequenas de Coca-Cola Light; a Nestee oferece um Nestee; a TIM (operadora telemóvel) oferece meias para telemóvel; a Togo (bolachas com chocolate) oferece uma mochila e em troca tens de ouvir 4 músicas e escolher a que mais gostas (em que a mais votada será escolhida para o próximo spot publicitário); uma associação ou empresa (?) faz troca de latas de sumos por chocolates; a Nestlé oferece saquetas de Nesquik. O melhor disto tudo é que podes lá ir tantas as vezes que quiseres até ruptura do stock!... O mesmo acontece com o chocolate oferecido!
Mas o melhor disto tudo é que hoje ainda é segunda-feira e dura até ao próximo domingo! Quem quiser vir ainda vem muito a tempo!...

Pergunta do dia: Porque é que em Portugal não há algo parecido com isto?

As cruzadas por terras italianas

Em Itália vai já para três semanas, cheio de saudades de tudo o que é Tuga! Não, ainda não cheguei ao limite! Ainda não tenho saudades das canções pimba nem nada disso! Mas sinto falta dos meus pais, da minha irmã, do resto da minha família e amigos… Sinto falta de ouvir alguém falar português, de ouvir alguém a criticar uma qualquer medida do Governo (quer essa mesma medida fosse boa ou má), do pão e da cozinha portuguesa… Os legumes são diferentes, o arroz e os enchidos também… Enfim, "em Roma sê romano" e não temos outra alternativa! Pelo menos a massa e os molhos para ela são bons!
Cada vez mais acho que os condutores portugueses servem de exemplo de boa condução! Por cá é muitíssimo fácil encontrar alguém a conduzir sem cinto de segurança (que também é obrigatório) e a 100 km/h quando o limite é 50 km/h. Já vi pessoas a conduzir e a ler uma revista ao mesmo tempo; já vi a pararem no meio de uma rotunda para atender uma chamada de telemóvel; já vi, e muitas vezes, a conduzirem em sentido contrário e a ultrapassar em dupla linha contínua… Portanto, Portugal é mais seguro para andar na estrada! E nas passadeiras… Existem pessoas contratadas para, pelo menos de manhã, servirem de sinaleiros para os miúdos puderem atravessar a passadeira em frente à escola ou nas paragens dos autocarros perto da escola.
Por cá, a cidade é esquisita! Perugia está edificada em colinas e o que mais há são subidas (e consequentemente descidas) e ruas estreitas demais. Nalguns casos os condutores têm de fazer manobras para entrar numa dessas ruas. A cidade é velha e mal cuidada. A zona centro e centro histórico faz lembrar a zona ribeirinha do Porto, cheia de casas como que coladas umas nas outras. Só que aqui as casas são velhas por fora e por dentro. Poucas são as que estão a ser restauradas. Algo engraçado é que existem alguns elevadores e passadeiras rolantes para ligar lugares importantes e com muito tráfego de transeuntes.
No apartamento onde eu e a Joana estamos não temos televisão, pelo que não sei o que está a acontecer por terras Lusas. No entanto ainda não me sinto mal com esta minha ignorância!
Sobre os hospitais falo noutra ocasião que a escrita já vai longa!
Nota informativa: de 14 a 22 de Outubro ocorre em Perugia o Eurochocolate (www.eurochocolate.com), que é um festival e feira de chocolate que atrai turistas de toda a Itália e fora dela. Se ouvires ou vires qualquer notícia sobre este evento, ele está a decorrer (no centro histórico) perto da rua onde moramos (Corso Garibaldi).

sexta-feira, outubro 06, 2006

Uma semana em Italia

Em Italia vai para uma semana, ja é tempo de fazer um balnço, coisa que os Tugas adoram fazer e na qual sao "experts"...

Para ja, os teclados dos computadores sao diferentes, dai nao estar a colocar acentos, pois simplesmente nao os ha... Aqui as letras com acentos estao a ocupar os lugares das teclas que em Portugal tem aos acentos... Portanto esquece o acento agudo, greve, circunflexo e o til!

Os italianos da regiao que estamos sao perigosos a conduzir! Nao ha Stpo's, sinais vermelhos, passadeiras e sentidos contrarios! Noutro dia via uma senhora a conduzir e a ler uma revista e uma outra parou no meio de uma passadeira para falar ao telemovel... Tambem ja vi varios e varias a conduzir na faixa contraria... Aqui temos sempre que olhar para ambos os lados da estrada ou... estamos sujeitos a ter de usar muletas por algum tempo...

terça-feira, setembro 12, 2006

Fiz mal a alguém?

Agora que finalmente a Universidade de Perugia disse sim; agora que já tenho as malas; agora que já tenho o bilhete de avião; agora que já está toda a gente mentalizada; agora que estou a tirar um curso de italiano intensivo; agora que já só faltam 2 semanas para ir embora; agora...

... Vem o banco dizer que não me empresta o pouco dinheiro que pedi!.... Depois de me ter feito perder tempo, depois de me ter pedido carradas de documentos...

Para que é que eles existem afinal? Só para nos cobrar comissões por tudo o que se faz para movimentar o NOSSO dinheiro!...

Isto tudo só me leva a pensar: Será que fiz mal a alguém?

Só me resta ir a outro...

segunda-feira, agosto 21, 2006

Finalmente há notícias!

Finalmente e, após meses e meses de luta intensa e incessável para conseguir uma resposta, a Universidade de Perugia aceitou a nossa candidatura para o programa Erasmus!!

Isso quer dizer que daqui a pouquito tempo estou em Itália!...

Orgulhosamente sem excepções

Mantendo a mania de arrumar as excepções longe das vocalizações dos seus habitantes e demais, o Governo Chinês volta a fazer das suas! Ora aqui está o que nos distingue dos chineses! Se alguém que não os conhece a ambos e que passe por eles na rua, só tem uma coisa a perguntar: “Sabes o que é uma excepção?”. Se a resposta for positiva… é Tuga, caso contrário…

Esta semana fiquei a saber que, para tentar diminuir os casos de raiva em humanos, o Governo Chinês NÃO VAI aumentar ou incluir a vacina para proteger os cidadãos; não vai investir nem melhorar o tratamento às pessoas com a doença; não vai controlar a natalidade canina; MAS VAI matar (leia-se matar de qualquer forma, ou seja, torturar até os cães não ganirem ou espernearem mais) todos os cães vadios nas regiões (salvo erro 3) mais afectadas! Embora as recomendações da Organização Mundial da Saúde sejam todas as que o Governo de Pequim não vai adoptar…

Para além disso, no meio disto tudo fica-se a saber que é pago 1 euro por cada cão morto que cada pessoa apresentar nos locais indicados pelo Governo… Ou seja, para além de o Governo Chinês “mandar” os outros fazer o que ele não quer, ainda dá um doce a quem muitas das vezes não tem dinheiro para alimentar a família… Dá para imaginar o que os cães passam e irão passar…

Pergunta do Dia: Porque é que a morte de um cão vale mais do que a vida de uma criança? Será que os cães podem pedir asilo político?

sexta-feira, agosto 04, 2006

Quero os Dinossauros de Volta

Dizem os sábios que “a vida é uma mar de rosas no qual flutuam alguns espinhos”. Eu não concordo com a parte dos espinhos. São mais do tipo dentes do tigre dentes-de-sabre! Certamente concordarás depois disto:

  1. Enquanto escrevi este post, morreram dezenas de crianças principalmente na África Subsahariana;
  2. Algures, uma mulher é espancada até perder as forças pelo “suposto marido”, que está bêbado e quer mais trocos para ir festejar a vitória com os amigos;
  3. Os vizinhos sabem dessa história e nada fazem (a solidariedade masculina tem limites!);
  4. Invadem-se países com o chavão “Temos provas (embora forjadas, mas como diria a Teresa Guilherme “Isso agora não interessa nada!”) de que existem armas biológicas!”, mas na realidade quer-se dominar no petróleo que já está a ficar muito caro… e isso estraga a economia mundial…e a americana…;
  5. Interpretações religiosas dúbias e erróneas, associadas a vontades e rivalidades políticas, produzem bombistas em série…;
  6. O Bin Laden é comercializado sob a forma de “action man” e disfarces de Carnaval (ainda bem que ele só matou milhares de pessoas no 11/Setembro…
  7. Sérgio Vieira de Mello geria e orientava a missão da ONU no Iraque, tendo falecido (ele e outros membros da ONU) depois do ataque sofrido em Bagdad em Agosto/2003 (e a ONU não é uma organização terrorista!... nem tem proveitos com as guerras e conflitos)
  8. Etc…
  9. Etc…
  10. Etc…

Pergunta do dia: Será que a época do “Peace and Love” era melhor que esta?


EU QUERO VOLTAR À ÉPOCA DOS DINOSSAUROS!

quarta-feira, julho 26, 2006

Para não variar

São 23:30 e, para não variar, tenho algum sono mas não me apetece dormir! Não agora que estou de férias escolares! Não agora que não me sou obrigado a privar dessa regalia… mas o hábito também faz o Monge! O relógio biológico não perdoa! E num combate implacável e feroz, sai por vencedor o relógio à cafeína…

Para não variar, tem estado um calor insuportável que pode iniciar uma “epidemia”! Não, não estou a falar da preguiça. Passo a explicar: o calor deixa-nos mais lentos e com menos energia, dá-nos sono. Ao termos vontade de fazer a siesta (espanhóis: estou convosco nessa luta!) bocejamos. Está cientificamente provado que se vires alguém a bocejar, é altamente provável que também o faças (cerca de 80%). A conclusão disto tudo: o calor em excesso é mau para a produtividade do nosso bem amado País! E o Sócrates & Companhia, Lda (sim, eles também criaram uma empresa na hora) ainda não se lembraram disto… porque senão…


Pergunta do dia: Porque é que a EDP vai entrar em saldos em Outubro? Será que alguém vai comprar roupa chamuscada? Já estou a ver o slogan “EDP – A sua roupa também dá choque”

segunda-feira, julho 24, 2006

Ementas de Verão

Nestes dias super quentes, ninguém escapou do belo prato típico e especialidade dos desertos quentes: neurónios escalfados, acompanhados com gordura derretida.

Para além de ser um belo prato principal serve também de álibi para muitas coisas!... Se não vejamos: os funcionários públicos que já eram lentos ficaram ainda mais, os estudantes que já não gostavam de estudar ficaram a adorar, os políticos que já não diziam nada de jeito atormentam-nos ainda mais com as criquices do costume (isto porque o Parlamento não ter ar condicionado! Mas até é educativo: assim têm uma real noção das condições de trabalho da maior parte dos portugueses). Eu continuo a dizer que a culpa disto tudo é do efeito de estufa, provocado pelas estrondosas ideias do Presidente Bush!


Pergunta do Dia: Para escrever um discurso, de quantas pessoas precisa o Presidente Bush para o ajudar? Nenhuma! Ele consegue fazer aquilo muito bem sozinho! Será genético?

domingo, julho 16, 2006

Perspectivas

Finalmente de férias!! Estou a um semestre de terminar o curso que adoro e sinto-me feliz! Se tudo continuar a correr bem, em Fevereiro tenho o canudo! (Nota: o meu ano lectivo vai de Março a Fevereiro, e não de Setembro a Julho)

Às vezes paro para pensar e vejo o antigo Miguel! A diferença não é abismal, mas aproxima-se… e para falar a verdade, até gosto! Cada vez mais sei o que quero e o que tenho de fazer! Estou na “Estrada dos Tijolos Amarelos” e de lá não quero sair!

Ao bocado disse que estava de férias, mas literalmente falando não estou. Temos um projecto de investigação em andamento e tenho de trabalhar para arranjar uns trocos para o Erasmus! Apesar de ainda não existir uma resposta definitiva… E depois queixa-se de que os Tugas deixam tudo para a última hora!...


Pergunta do Dia: Porque é que, na semana passada, existiu uma inquietação com a possibilidade de os jogadores Tugas, do Mundial 2006, terem de pagar impostos sobre o prémio de participação? É um acréscimo ao salário, não é? Por outro lado, o único prémio isento de impostos é o do Euromilhões!...

sábado, junho 10, 2006

Fraudes Por Correio Electrónico

Isto parece incrível! Em menos de uma semana recebi dois e-mails muito interessantes:
  1. no primeiro tenha ganho uma fortuna de alguém que morreu nos Estados Unidos da América e não tem herdeiros declarados. Apenas sabem que o ou os presumíveis herdeiros vivem na Europa... Não me lembro do valor do dinheiro da conta bancária do Sr que morreu, mas tinha vários zeros...
  2. o segundo ganhei uma carrada de libras inglesas numa lotaria

É claro que não me importava nada, mas na verdade nada disso é meu... Eu não tenho familiares nos "States" nem joguei em lotarias inglesas! No primeiro caso apenas denuciei como sendo "Phishing", que é uma opção que o Gmail tem para denúnciar suspeitas de mails fraudulentos. Já no segundo caso resolvi denunciar primeiro à Polícia Judiciária.

Logo se verá o que acontece!

Pergunta do dia: Que prémio é que vou receber amanhã?

segunda-feira, maio 22, 2006

Uma nova profissão

Estou a pensar ter outra profissão para além de Enfermeiro! Estava a pensar ser Argumentista! O filme ainda não tem título, mas seria algo do género:

Um deputado português, que odeia chegar atrasado a onde quer que vá, até mesmo ao local de trabalho! Ena! O sonho de qualquer patrão!...

- Porra! Estou a ficar atrasado! E o raio do semáforo já está amarelo!... Bem, a 160 km/h ainda dá para passar!... – Tal dito, tal feito! Chegou adiantado 5 minutos.

O sinal foi apenas o início!... Sinais vermelhos, STOP, excessos de velocidade… Registos nos radares, fotografias, etc… Mas o nosso Herói nada teme! A Polícia, inapta para o seguir com carros a 90 km/h, viu-se cada vez mais aflita! Nem as ratoeiras e operações Stop!... O Herói é mesmo Herói! Várias multas, a Polícia não o apanha, não sabe quem é, nem onde vive ou trabalha! Está incontactável!

Passado um ano o nosso Herói vence! As multas prescrevem! Como acontece a qualquer pessoa!

E então, o que acham do filme?

E os Deputados vencem 2 – 0!...


Pergunta do dia: Será que a Polícia já sabe onde, o agora ex-deputado (sim, porque os mandatos de Deputado também acabam!) mora e trabalha?

terça-feira, maio 16, 2006

terça-feira, maio 09, 2006

E o dia ia bem

Hoje, 03/05/2006, até que estava a correr às mil maravilhas! Mas tinha de ser Ela a estragar tudo!... Mais uma vez!... A minha mana faz 17 anos, está um dia de sol, o teste de Saúde Comunitária correu bem e havia uma boa notícia sobre o Erasmus! Mas pronto, tinha que ser!...

Da parte da tarde tivemos Gestão e durante uma hora foi dada uma tarefa a cada grupo: analisar umas leis e fazer 3 questões para o teste. Depois da docente nos ter orientado, eu e mais 3 colegas começamos a ler e a tirar apontamentos. Eis que Ela interrompe perguntando: “Quem é que vai apresentar? Eu não vou!” Todos tinham motivos para não ir excepto Ela. (é verdade, somos 7 neste grupo) Fomos a sorteio e… calhou a Ela! Bem feito! :-)

Como era eu quem estava a ditar para quem quisesse anotar, Ela virou-se e disse “Deixa-me ver isso porque não confio no que tu fazes!” Fiquei a olhar para Ela, magoado. Vários elementos falaram “Ele ia tão bem!” “Menos, calma aí!” Ainda olhando para Ela e enquanto lhe entregava o Decreto-Lei:

- Pois então, se não confias, pega nisto! Eu não escrevo mais e não lês o que está escrito no meu caderno!
Ao que Ela respondeu:
- Se estás com os pirolitos, o problema é teu!
- Eu não estou com os pirolitos! Isso não se diz!

Como não teve mais resposta para dar, calou-se e começou Ela a trabalhar! Eu não fiz mais nada! Apenas escrevi numa folha do caderno as perguntas que me foram ditadas, para entregar à turma e à docente.

A boa notícia é que aparentemente uma universidade italiana estará interessada em nos receber… A ver vamos!


Pergunta do dia: Como é que alguém, que não confia no que EU faço, vai para a escola num carro conduzido EXCLUSIVAMENTE por MIM? Onde os riscos são muito superiores?

Segunda pergunta do dia: Porque é que tem de ser sempre Ela a causar mal-estar e problemas ao grupo? Porque é que Ela veio para o NOSSO grupo no 2º ano?...

terça-feira, maio 02, 2006

A autocópia ou a história do autoplágio

Todos sabem o que é plágio! Então os estudantes melhor do que ninguém… Por opção (leia-se por preguiça) ou por imposição (não faças essa cara porque também há disso! Há 3 semanas terminamos um trabalho de grupo sobre a Teoria da Contingência da Administração e, por incrível que possa parecer, só existe um livro sobre isso na biblioteca e os artigos da net são fotocópia chapada do livro. Para além disso, ninguém teve formação em gestão antes, daí termos uma cadeira de Organização e Gestão dos Serviços de Enfermagem. Resultado? O trabalho é plágio do início ao fim!... Embora com autorização da docente! Com os outros grupos a história é a mesma…)

Retomando a ideia inicial, nos últimos dias surgiu um novo conceito: o autoplágio! Uma autora portuguesa (que não direi o nome porque o seu nome é simultaneamente uma marca registada, e não recebo nenhuma comissão…) fez um “Copiar” “Colar” de frases para vários livros, tal como fazemos no processador de texto. Chegou até, imaginem só, a ter um diálogo exactamente igual em 2 livros…

Um outro autor (até então desconhecido) que não sei o nome, escreveu um livro sobre isso.

Ora bem, se por um lado uma autora não tem ideias novas e autoplagia-se, por outro lado um autor quer lucrar com a falta de imaginação da outra! Pergunto eu: não bastaria escrever num jornal sensacionalista? Foi necessário um livro? Só falta alguém se lembrar de fazer uma tese de doutoramento!...


Pergunta do dia: Expliquem-me como se fosse “muito burro” e como se fosse “uma criança de quatro anos”: porque é que, em 4 anos de universidade, a minha turma só teve direito a 2 cartões de estudante da CGD? Porque é que, até à semana passada, só tinha o cartão do 1º ano do curso, quando estou no 4º e quando a minha escola está integrada na UM e, por consequência, temos outro nº de aluno?...

sexta-feira, abril 21, 2006

Erasmus – a novela!

Esta é a novela que o Blog “PSO”, que não é nenhum partido político, orgulhosamente Vos tem para apresentar! E em exclusivo Nacional e Internacional!... Pois é, por isso já sabe onde pode acompanhar a emocionante e não menos extenuante odisseia de Miguel, narrada e transcrita também pelo Miguel! Fique atento! Só no PSO!...

Agora a sério!... Estes impasses deixam-me maluco! Gosto de ter tudo sob controlo… e agora está tudo nas mãos das universidades italianas e da Agência Nacional Italiana… E com a sorte que eu e a Joana temos tido, não respondem ou não nos aceitam… Já estive muitíssimo mais optimista!... Já estava quase em Itália! Bastava assinar a papelada burocrática! Foi por isso que comecei vai para um ano, é a causa pela qual vou lutando… com cada vez menos forças… com cada vez menos esperança!...

Mas eu sou duro de roer… e teimoso… vou lutando…


Pergunta do dia: Se a soma de 1 mais 1 são 2, porque é que às vezes parece ser 5?

O Zé das Kinas

O tio Zé das Kinas (com K e não com Q), abreviatura de tio José da Esquina, fez ontem a sua visita quinzenal à cidade grande! Foi à procura da “Innete”!

- Oh compadre Jakim, não quer que traga uma para si?
- P’ra já não compadre Zé. Não tenho contos de rei p’ra tal coisa! – respondeu o tio Jakim (Jakim também com K e não com Q!... influências dos ingleses, é o que é!…)

Regressado da visita, o tio Zé, desconsolado, vai para a batota, lá na taberna do Xixa (que até não tem muita… só pesa uns míseros 130kg… a maior parte gordura…).

- Ora viva, compadre Jonas! (de John + João)
- Epá! Quem é vivo sempre aparece!
- Nem me diga nada! Venho desconsolado! Não é que fui à cidade, p’ra comprar essa coisa nova, a “Irnete”, e o moço lá da loja da cidade disse que preciso também de um “contador”, ou algo assim! Já viu que o raio do moço me queria roubar, o malandro dum raio!...
- No que um home se mete!...


Pergunta do dia: O sol quando nasce é para todos!... A Internet e os computadores só para alguns! Será que quem projectou o Simplex do Governo e o próprio sabem isso?

segunda-feira, abril 17, 2006

Fime na TV

Na Sexta-Feira Santa (para alguns, pois há quem prefira a “Segunda-Feira Santa”) vi na RTP “A Paixão de Cristo” de Mel Gibson, que já tinha visto metade. Devo confessar que achei o filme violento, chocante e toca numa perspectiva que nunca me tinha passado pela cabeça! Para além de querer espicaçar e relançar o tema para a praça pública, talvez fosse um dos objectivos do Mel Gibson: chocar para obrigar a pensar, para obrigar à não indiferença!

Ao adormecer sobre o assunto fiquei triste! A filosofia, o espírito do filme não encontra eco, não é espelhado na realidade actual! As Cruzadas, a Inquisição, a proibição do uso de contraceptivos… Padres (e quando digo padres também me refiro aos restantes membros da hierarquia) que conduzem BMW, Audi, Mercedes, quando um Fiat, Renault, Ford têm rodas, volante e funcionam com combustíveis… Padres a cobrar 300-600 Euros para irem na procissão das festividades da SUA paróquia… Alta costura para a vestimenta usada pelos padres…

Sei que a Igreja, como instituição, faz um bom trabalho de apoio aos mais carenciados, etc. Também já ouvi muitas vezes que a Igreja é feita pelos cidadãos. No entanto, os padres, bispos, arcebispos são os representantes dos cidadãos! Para além disso são gestores! Gestores dos fundos monetários, dos espaços religiosos, etc. Como é que querem atrair/rejuvenescer se, por vezes, reflectem o lado negro da sociedade? Não estou a dizer para andarem de carroça! Apenas que sirvam de modelo (teórico e prático) e inspiração par quem vê na Igreja o seu reflexo, os seus ideais… Tal como eu já vi e… agora não sei se vejo!... ou se algum dia verei…

Com isto não quero desconverter ninguém! Lá por eu ver TV, ler (jornais, revistas, livros, as legendas dos filmes estrangeiros…), navegar na net, incentivar o uso do preservativo, não me dá (nem me dará!) o direito de o fazer! Da mesma forma que lanço críticas a esta religião também o faço a outra qualquer! Nenhuma é perfeita! Mas é isso mesmo que a obriga à abertura e ao dinamismo! Para que se esclareça: já há alguns anos que não me identifico com nenhuma religião! Nem sinto necessidade disso! Acredito em mim e no que posso fazer! É o que me basta!...


Pergunta do dia: Porque é que o feriado da Sexta-Feira Santa não é respeitado? Se o feriado é na sexta, porque é que é gozado na segunda?

Pergunta retórica do dia: Porque é que defendo o uso do preservativo?

sexta-feira, abril 14, 2006

Boa Páscoa!

Apesar do que está escrito no post anterior, desejo a todos uma óptima Páscoa, com muitas amêndoas e ovos doces!


Pergunta do dia: Se os coelhos não põem ovos, de quem são os ovos que o Coelho da Páscoa oferece?

Pedido de Páscoa

Apesar de não me identificar com a religião maioritária em Portugal; apesar de não gostar da filosofia de “Limpar a casa para a comitiva ver que está limpa”; apesar disso tudo, se tiver direito a um pedido de Páscoa, o meu é Itália!

A culpa do meu pedido é, mais uma vez, da lei da inércia (a capacidade de um corpo se manter em repouso quando está em repouso) e da incompetência

O meu pedido é simples! E o Erasmus agradece!...



Pergunta do dia: Quantos funcionários são necessários para, num ápice, invibializar projectos pessoais importantes para quem os planeou e para a Universidade/Escola, preparados há mais de um ano? (sei que estou a ser duro, mas a revolta e a indignação são mais fortes!)

O apelo das férias!

Hoje, quinta-feira, dia 13 de Abril (tarde de folga para os funcionários públicos), dei por mim a querer tirar férias!... É irónico, tendo em conta de estou férias escolares… Ai!... Quem me dera ser Deputado!...

Porque é que será que o apelo surgiu hoje? Lá para os lados de Lisboa foi ontem… Será da distância?... Será por serem Deputados?...

Quero levantar voo e relaxar! Sim, porque a bem dizer já não tenho férias vais para mais de um ano! Aulas na universidade, estágios, “aulas” de italiano, trabalho à mistura, retiraram férias, horas livres e sábados… E os Deputados?...

Eu até nem peço muito: um local sossegado, calmo, sem telemóvel… O apelo não é para o Algarve, para safari ou neve, todos eles estrangeiros! Destinos para gostos simples… mas requintados!

Moral da história?


Pergunta do dia: Que nome se dá ao Deputado que assina a folha de presença e depois se vai embora?

domingo, abril 09, 2006

As nossas tarefas…

Quem já se deparou a pensar, a matutar o porquê de estarmos vivos? Muitas pessoas… Muitas vezes… Não, não vou começar a dar explicações teológicas, nem muito menos falar da fecundação e da história do espermatozóide albino… Isso não interessa! A minha teoria surge da minha infimamente pequena experiência de vida! Sei que quase 22 anos de existência não é muita coisa, mas “mais vale qualidade do que quantidade!”
Eu penso que as nossas tarefas, como seres vivos racionais que somos (pelo menos alguns…) são muito simples:

  1. Antes de mais viver, ao invés de passear o esqueleto (é desperdiçar ATP… e as mitocôndrias agradecem que o trabalho delas seja bem utilizado! Há rumores de que possam recorrer à breve!...)
  2. Ser feliz [da seguinte forma: constrói muitas metas alcançáveis (que dessa forma darão ânimo e vontade em ir mais longe) e uma ou outra mais complicada (assim estás entretido com qualquer coisa que, se se concretizar, te fará ir à lua sem te fazer gastar milhões de Euros…)] (influências da Enf. Encarnação... merci)
  3. Fazer os outros felizes (sim, porque não vives sozinho! Só em Portugal somos mais de 10 milhões! Mas também não penses ajudar 10 milhões!... 9 milhões é suficiente!)

Sei que não disse nada de extraordinário!... É apenas a minha teoria, baseada na minha experiência pessoal! Se isso é correcto? É se for comprovada a sua veracidade e validade. Se isso é possível? Não… Portanto, até prova em contrário, defendo a minha teoria…

Voltando um pouquito atrás… Aqueles 3 pontos parecem simples, não é verdade? Mas será que é assim tão simples, tão fácil?... Como diria o Enf. João Macedo, meu professor, “A geração espontânea já foi!...” E como eu próprio digo “A teoria da inércia é estúpida e, por isso, merece o Nobel da Física!” Isto para dizer que aqueles pontos dão trabalho! Por vezes muito!...

Mas a vitória compensa isso tudo! Eu que o diga!...



Pergunta do dia: Os cemitérios já existem vai para uma carrada de séculos, numa altura em que não se conhecia vandalismo, nem os cientistas italianos vagueavam os cemitérios em busca de corpos para estudar anatomia e fisiologia (não faças essa cara, pois até então pensava-se que nas veias corria ar ou algo parecido). Portanto porque é que os cemitérios têm portões altos? E porque é que esses portões têm fechadura?

sexta-feira, abril 07, 2006

Os trabalhos de grupo...

Quando for grande quero ser Professor Universitário! Então porquê? Ora pensa comigo, são só vantagens:


  1. Podes meter atestado médico por dor de cabeça (outras dores na cabeça também são passíveis de estar incluídas...)
  2. Podes chegar atrasado e dizer que a culpa foi do trânsito infernal que terrivelmente apanhaste na ida para o local de trabalho!
  3. E ainda mais, ninguém te vai dizer que a desculpa do trânsito não cola...
  4. O ordenado é bastante apelativo (senão confirma as manifestações de fortuna que os professores têm: carros novos de marcas audázes; portáteis de última geração; roupa Armani e congeneres...)
  5. E naqueles dias em que não apetece mexer uma palha, podes sempre dizer aos alunos que o tema é para ser abordado pelo tão famosíssimo TRABALHO DE GRUPO! E não necessariamente a contar para nota!...

Podia continuar a enumerar as vantagens, mas a minha preferida é a última!...

Pergunta do dia: Se a vida são 2 dias e este já está na conta, porque é que eu já tenho aproximadamente 8 000?...

quinta-feira, abril 06, 2006

O primeiro!

Olá a todos!

Este é, como já dá para ver, o pimeiro post deste blog. Como é o primeiro é suposto dizer alguma coisa interessante, que cative o olhar e a atenção das pessoas para futuras visitas!... Mas como sempre fui do contra, serei fiel às minhas raízes! Neste primeiro post só direi "Sê bem vindo e obrigado por leres!"

Até breve...